21.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de agosto, 2025

Mapa descarta caso suspeito de gripe aviária em Angélica, MS; investigação segue em Jardim

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) descartou o caso suspeito de gripe aviária em uma criação doméstica de subsistência na cidade de Angélica, Mato Grosso do Sul. No entanto, o estado ainda investiga uma ave com síndrome respiratória em Jardim, a 235 km da capital Campo Grande. Amostras foram enviadas ao laboratório de referência do Mapa em Campinas (SP), e a atualização dos resultados está prevista para o dia 26.

No Brasil, existem atualmente 20 investigações em andamento sobre síndromes respiratórias em aves, sem resultados laboratoriais conclusivos.

Casos em criações domésticas são menos preocupantes para as autoridades, pois são mais comuns. O foco maior está em granjas comerciais, como o registrado em 17 de maio, em Montenegro (RS), onde foi confirmado o primeiro caso de gripe aviária (H5N1) em granja comercial desde 2006. O Rio Grande do Sul também detectou casos em aves silvestres, como cisnes e patos.

Em Mato Grosso do Sul, a Iagro mantém protocolos rigorosos de biossegurança para monitorar, controlar e orientar sobre síndromes respiratórias em aves, especialmente em áreas de risco com grande presença de aves migratórias ou produção avícola, garantindo vigilância contínua e preventiva.

Com informações Jornal Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Festa do Folclore reúne cultura, tradição e show inesquecível de Eduardo Costa

A cidade viveu uma noite memorável durante a tradicional Festa do Folclore, que mais uma vez encantou o público com sua mistura vibrante de...

Motociclista quase sofre acidente com linha de pipa cortante em Três Lagoas e faz apelo à população

Rafael Basilio relatou em rede social o risco que enfrentou ao ser surpreendido por linha com cerol ou chilena no centro da cidade e cobrou mais responsabilidade de pais e fiscalização das autoridades

Baratta conquista 4º lugar nos Jogos Mundiais ABADÁ-Capoeira 2025

José Augusto Dias Baratta representa o Brasil no Rio de Janeiro e entra para o ranking dos melhores do mundo na categoria “Viola”