25.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de setembro, 2025

Mantega: queria juro em linha com o de países avançados

Economia – 21/04/2012 – 08:04

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou nesta sexta-feira que o governo Dilma tenha um patamar sonhado para a taxa básica de juros, diante de relatos na mídia de que seria no patamar de 8%. Atualmente a Selic está em 9% ao ano. “Gostaria que os juros dos bancos privados e públicos, que em alguns casos chegam a 30%, 40% ao ano, o que é um absurdo – caíssem para os mesmos patamares de países avançados”, disse. Segundo ele, diminuir os spreads “é meta importante para o governo”.

“Mas a Selic é o Banco Central que sabe”, afirmou a jornalistas, após reunião de ministros de Finanças do G-20, no Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington. O ministro disse que está preocupado com os juros pago pelos brasileiros e que a maior parte da população não paga Selic, mas sim aplica em Selic. “A maioria da população paga 2% ao mês, 3% ao mês em um empréstimo, em um financiamento de carro, e é isso que precisa cair. Felizmente, eu tenho visto que há reação positiva e as taxas têm caído”, disse.

O ministro voltou a dizer que, com a Selic em 9%, não há necessidade de se mexer na poupança e reforçou que não há nenhuma reunião marcada com a presidente Dilma Rousseff na próxima segunda-feira para discutir o assunto (também diante de relatos na mídia sobre o assunto).

“Não sei quem pensou, quem imaginou que iríamos discutir (a questão da poupança). Eu falei que não vou discutir. Vocês acham que só existe a poupança para discutir? Nós temos várias coisas. Por exemplo, a Resolução 72 (guerra dos portos), que não foi votada semana passada e será votada na próxima semana”, explicou. “Isso requer proximidade nossa”, completou.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...