19.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 6 de outubro, 2026

Mantega diz que não há reajuste de combustível no horizonte

Geral – 09/08/2012 – 06:08

Ministro não garantiu aumento para a Petrobras, disse a assessoria. Lobão havia dito que reajuste no preço da gasolina neste ano era possível. 

Após as ações da Petrobras fecharem em forte alta nesta quarta-feira (8), repercutindo a fala do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, sobre a possibilidade de mais um aumento no preço da gasolina neste ano, o Ministério da Fazenda afirmou que não há perspectiva de reajuste no horizonte. “Não há perspectiva de reajuste dos preços dos derivados de petróleo no horizonte”, informou a assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda.

Por meio da assessoria, o ministro Guido Mantega, que é presidente do Conselho de Administração da Petrobras, disse ainda que não garantiu ao comando da estatal reajuste de preços dos derivados. “O ministro não garantiu nenhum aumento para a Petrobras.”

As ações preferenciais da Petrobras fecharam em alta de 4,59%, a R$ 21,18, e as ordinárias avançaram 5,43%, a R$ 22,14, enquanto o Ibovespa subiu 2,1%.

Os ganhos nos papéis da estatal seguiram nesta quarta-feira a tendência registrada desde que a Petrobras fez uma espécie de “faxina contábil” após anunciar o primeiro prejuízo em mais de 13 anos, e depois de a diretoria reafirmar que buscará novos aumentos nos derivados em busca da paridade para os preços do combustíveis.

“Existe a possibilidade, não existe a decisão”, disse Lobão a jornalistas, acrescentando que o aumento é importante para a saúde financeira da Petrobras.

Por outro lado, um novo aumento na gasolina agora acabaria tendo efeito na inflação, considerando que a Cide foi zerada.

Inflação

O governo, controlador da Petrobras, segurou o repasse da volatilidade dos preços do petróleo no mercado externo para os combustíveis no mercado doméstico para conter a inflação.

Neste ano já foram realizados dois reajustes do diesel, de 4% e 6% nos meses de junho e julho, além da correção nos valores da gasolina. Mas esses reajustes não foram repassados ao consumidor, à exceção da segunda alta do diesel.

Mesmo sem margem de manobra para evitar impacto na inflação, já que a Cide está zerada, o governo poderia autorizar uma nova correção considerando que a inflação neste ano está em níveis mais baixos que no ano passado.

A inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), registrou alta 0,43% em julho. Considerando os últimos 12 meses, o índice registrou alta de 5,20%, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado nesta quarta-feira.

Fonte: Do G1, com informações da Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Terça-feira tem previsão de chuva, risco de tempestades e ventos fortes em Três Lagoas

Instabilidade permanece sobre Mato Grosso do Sul e pode provocar acumulados acima de 50 milímetros, raios e rajadas superiores a 80 km/h em pontos isolados

Empreender exige preparo e persistência, afirma Sueide Torres

No Dia do Empreendedor, presidente do Sindivarejo destaca desafios, qualificação profissional e apoio de instituições para quem deseja abrir ou manter um negócio em...

Presentes artesanais são opção para o Dia das Crianças em Três Lagoas

Casa do Artesão reúne brinquedos feitos à mão, peças inspiradas na fauna local e opções para diferentes idades   O Dia das Crianças está chegando e...
error: Conteúdo Protegido