23.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026

Mais de 10 mil pessoas já foram vacinadas contra gripe e a campanha continua

14/05/2018 15h54

Dos grupos prioritários, mais de 23 mil pessoas deveriam ter sido vacinadas.

Por: Gabriele Benati / Informações Assessoria de Imprensa

A população de Três Lagoas (MS) teve a oportunidade de ser vacinada contra a Gripe Influenza-A, no último sábado (12), quando ocorreu em todo o Brasil, o “Dia D” de mobilização nacional de vacinação, promovido pelo Ministério da Saúde.

Com a participação das equipes das unidades de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS), Estratégia de Saúde da Família (ESF), Clínica da Criança e do Setor de Imunização do Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Contabilizando as doses da vacina, já aplicadas desde o dia 23 de abril e as aplicadas no Dia D, das 8h às 17h, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Setor de Imunização, em Três Lagoas, 10.199 pessoas já foram vacinadas contra a gripe.

Esse resultado representa uma cobertura de apenas 43,60% do total estimado de pessoas que constituem os grupos prioritários, ou seja, 23.391 pessoas deveriam ter se vacinado. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é que sejam imunizadas 90% da população estimada, constituída pelos grupos de risco, ou seja, mais de 21 mil pessoas, residentes em Três Lagoas.

Estão incluídos nessa população dos grupos de risco que precisam ser vacinados: 10.406 idosos, 7.482 crianças, 690 professores e professoras, 234 puérperas, 1.426 gestantes e 3.153 trabalhadores da Saúde.

Entre as pessoas que já foram vacinadas estão: 576 professores e professoras; 133 mulheres puérperas (que deram à luz recentemente); 528 gestantes; 4.363 idosos acima de 60 anos; 2.740 crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; e 1.859 trabalhadores na Saúde.

A vacina contra a gripe continuará disponível em todas as unidades de atenção básica de Saúde, em horários já divulgados pela coordenação das unidades de ESF e de EACS, até o dia 1º de junho.

DIA DO ENFERMEIRO

O “Dia D” de mobilização nacional da campanha de vacinação contra a gripe, que aconteceu no último sábado, dia 12 de maio, coincidiu também com as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Enfermagem, o Dia Internacional do Enfermeiro e da Enfermeira.

A data foi lembrada pela secretária de Saúde de Três Lagoas, Angelina Zuque, por ocasião da abertura do Dia D de vacinação, no Centro de Especialidades Médicas, na manhã de sábado (12), quando parabenizou todos os profissionais da Saúde, ali presentes.

“O trabalho destes profissionais é essencial para garantir a saúde de nossa população e a obtenção de resultados positivos nas principais ações de saúde, dirigidas à nossa população”, observou Angelina Zuque.

A população de Três Lagoas, como destacou Angelina Zuque, conta com excelentes profissionais de Enfermagem e a maioria desses profissionais, altamente capacitados, trabalham nas Unidades Básicas de Saúde, Clínicas Especializadas, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e no Hospital Auxiliadora.

“A eficiência, humanização e qualidade do atendimento aos pacientes depende muito da dedicação e competência destes e destas profissionais de enfermagem”, ressaltou a secretária de Saúde de Três Lagoas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Frente fria avança e pode mudar o tempo em Três Lagoas nesta terça

Cemtec-MS prevê sol, calor de até 35°C e possibilidade de chuvas com raios e rajadas de vento

SES amplia rede de diagnóstico e qualifica a assistência hospitalar em Mato Grosso do Sul

Com foco na ampliação do diagnóstico, no fortalecimento das cirurgias e no aumento da segurança assistencial, o Governo de MS, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), iniciou a entrega de equipamentos de alta tecnologia para hospitais em diversas regiões do Estado

Dia do Repórter destaca a trajetória do jornalista Benê Cursino Soares no Grupo Caçula de Comunicação

Natural de Três Lagoas, profissional construiu carreira marcada pela atuação no jornalismo policial e pelo compromisso com a informação responsável