29.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 21 de agosto, 2025

Maiores hospitais do estado não possuem vagas em UTI

13/03/2018 08h47

Espera na fila leva população ao desespero na hora de um atendimento de urgência

Por: Da Redação

Nesta terça-feira (13), o Hospital Universitário da capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande (MS), comporta 27 pacientes em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), oito pacientes estão na Área Vermelha, aguardando transferência.

A situação é parecida na Santa Casa, onde seis pessoas esperam transferência para UTI. A unidade possui sete vagas disponíveis, mas só podem ser ocupadas por pessoas com problemas no coração ou recém-nascidos.

Quem não pode pagar pelo trabalho de um advogado, procura a Defensoria Pública buscando ajuda para conseguir uma vaga em hospitais. Somente neste fim de semana (10 e 11) os defensores receberam cinco pedidos de internações em UTIs, quase o dobro do considerado normal para o período.

Na ação judicial por uma vaga, os defensores também pedem ressarcimento por danos morais. “A concessão da vaga nós conseguimos em todos os casos. Porém, o dano moral ainda o Judiciário mostra-se renitente em conceder esse provimento jurisdicional”, afirma o defensor público Hiram Santana.

Todo o encaminhamento de pacientes de uma unidade para outra é feito pela Central de Regulação do Município. Nos dois primeiros meses do ano, os atendimentos de urgência e emergência aumentaram 20% nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e nos CRS (Centros Regionais de Saúde), e segundo o coordenador de urgências da Secretaria de Saúde, Yama Higa, isso também fez aumentar o tempo de internação nessas unidades.

Hoje, nove pacientes estão a mais de seis dias esperando vagas em hospital.

“Uma mensagem que a gente poderia tentar passar para a população é que procure o atendimento nas Unidades Básicas. Casos mais simples podem e devem ser atendidos nas unidades de atendimento básico ou de atendimento primário”, disse o coordenador.

Uma resolução do Conselho Regional de Medicina orienta que o paciente pode ficar, no máximo, 24h em uma unidade, antes de ser transferido para hospitais.

Na tarde da última segunda-feira (12), 127 pacientes em todo o estado aguardavam transferência para hospitais. Em Mato Grosso do Sul são 350 vagas de UTI oferecidas pelo SUS.

Por: Bom Dia MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

2º Batalhão da Polícia Militar deflagra Operação Força Total em Três Lagoas e região

Ação nacional reforça segurança e marca os 30 anos do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das PMs Nesta quinta-feira, 21 de agosto, o 2º Batalhão...

Prefeitura de Três Lagoas realiza recapeamento de 1,9 km na Rua Egídio Thomé

Obra abrange cerca de 18 mil m² e melhora acesso ao Distrito de Jupiá A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Serviços...

AABB conquista título do Campeonato Municipal de Voleibol Feminino 2025

Equipe venceu a APAS por 2 sets a 0 na grande final realizada no Ginásio Municipal “Cacilda Acre Rocha” Na noite desta quarta-feira, 21 de...