20.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 11 de setembro, 2025

Mães vão avaliar o atendimento do SUS

Saúde – 27/02/2012 – 17:02

As gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que tiveram seus bebês no mesmo mês serão procuradas por telefone pela Ouvidoria Nacional do órgão para que avaliem o serviço recebido no pré-natal, parto e pós-parto. A medida consta da Portaria 113, publicada nesta segunda-feira (27) pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial da União. Projeto piloto foi realizado em novembro passado pelo SUS de Porto Alegre (RS).

O secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, afirmou que a ação é inédita e faz parte da estratégia da Rede Cegonha, lançada ano passado pelo governo federal. “O preenchimento do campo “telefone”, na Autorização de Internação Hospitalar (AIH), ajudará a analisar o serviço com objetivo de melhorar a assistência à saúde”, destaca o secretário.

A partir dos resultados da pesquisa de satisfação, o Ministério também vai gerar relatórios de avaliação do atendimento e enviar aos gestores locais. “A intenção é identificarmos pontos que precisam ser melhorados”, detalhou Magalhães.

O telefone da ouvidoria foi simplificado: os antigos dez dígitos foram substituídos pelo 136, de fácil memorização e uso pela população. O serviço é gratuito, de telefone residencial, público ou celular.

Fonte: Rede Brasil Atual

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura de Três Lagoas instala faixas elevadas de pedestres para reforçar segurança em escolas

Intervenções estão sendo realizadas pela SEINTRA com foco na proteção de alunos e pedestres nas proximidades de unidades de ensino

Quinta-feira será de tempo firme e calor em Três Lagoas

Sol predomina na cidade e temperaturas elevadas exigem atenção à hidratação e proteção solar

Falta d’água atinge diversos bairros de Três Lagoas nesta quarta-feira

Sanesul realiza conserto emergencial em rede e prevê normalização do abastecimento até as 19h