20.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 17 de julho, 2025

Mãe de Geovana pede ajuda para encontrar um doador de medula óssea

A Rádio Caçula recebeu nesta semana o relato de uma mãe que está fazendo de tudo para salvar a vida de sua filha de apenas 11 anos de idade. A pequena Geovana possui uma doença por nome disceratose congênita e necessita de um transplante de medula óssea

06/11/2019 13h55
Por: Redação

TRÊS LAGOAS (MS) – A Rádio Caçula recebeu nesta semana o relato de uma mãe que está fazendo de tudo para salvar a vida de sua filha Geovana Dias da Silva de apenas 11 anos de idade. A pequena Geovana possui uma doença congênita e precisa de doação de medula óssea. A mãe busca por um doador compatível.

Segundo Nelci, mãe da Geovana, por volta dos seis anos de idade começaram a aparecer algumas pintas de cor marrom pelo corpo da criança. Em sequencia, as unhas da mão começaram a atrofiar e rachar.

Frente a um possível problema, a mãe foi em busca de ajuda médica para poder determinar o que a sua filha estava sendo acometida.

Em atendimento pelo SUS – Sistema Único de Saúde, a doença foi confundida com a dengue, devido ao grande número de casos de dengue na cidade e o nível de plaquetas da criança estar abaixo da média. Geovana chegou a ser encaminhada para Campo Grande (MS), mas os médicos nunca chegavam a um diagnóstico.

Foi quando uma amiga da família sugeriu que a criança fosse levada para São José do Rio Preto (SP), para passar por um especialista.

No interior paulista, Geovana ficou internada e com 30 dias foi diagnosticado que ela tinha disceratose congênita. O tratamento começou logo em seguida com transfusões de plaquetas e sangue. A disceratose congênita é uma doença hereditária rara que pode causar a falência da medula e o transplante de medula óssea é a única esperança de cura para a família.

Faz aproximadamente um ano que Geovana está na lista de espera por um transplante de medula óssea, mas não conseguiu um doador compatível. A família pede por ajuda, e solicita que os três-lagoenses se dirijam até o Hemosul para realizarem o cadastramento para doação da medula óssea.

O Hemosul fica localizado na Rua Manoel Rodrigues Artez, 520, Colinos, e funciona de segunda-feira à sábado das 7h às 12h. Telefone: (67) 3522-7959.

O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para milhares de portadores de leucemia e algumas outras doenças do sangue. Por isso, seja solidário. Este ato pode salvar a vida não só da Geovana, mas de várias pessoas que esperam dia após dia por uma vida saudável.

CONFIRA O VÍDEO

Foto: Divulgação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ribas do Rio Pardo realiza Workshop de Empregabilidade e lança projeto para fortalecer comércio local

Evento gratuito neste sábado (19) reúne empresas, cursos de capacitação e iniciativas para gerar empregos e movimentar a economia da cidade. A Prefeitura de Ribas...

Três Lagoas amplia rede de saúde mental com novo CAPS para público infantojuvenil

Unidade será construída no bairro Jardim Alvorada e reforça rede municipal de saúde mental para crianças e adolescentes A Prefeitura de Três Lagoas, por meio...

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília As seis dezenas do concurso 2.889 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário...