9.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 11 de agosto, 2025

Madeira ilegal vai do Brasil até o Peru sem fiscalização

Geral – 08/01/2012 – 12:01

Toras de madeira nobre boiam como jangadas no leito do Rio Javari, um dos principais afluentes do Solimões, que separa o Brasil do Peru.

São o resultado do desmatamento ilegal feito por contrabandistas peruanos que fazem o corte seletivo do que sobrou de cedro no lado brasileiro da fronteira, de acordo com investigação da Polícia Federal.

O material vaga pelo rio diante de uma das quatro lanchas blindadas e altamente equipadas que a Receita Federal comprou, em 2007, para fiscalizar o contrabando e coibir os crimes transnacionais na Região Norte.

Mas as embarcações estão paradas há pelo menos dois anos. Cada barco custou R$ 4 milhões ao contribuinte.

Os troncos entrelaçados descem o rio em direção à Islândia, ilha peruana onde a madeira é processada, antes da exportação para México e Estados Unidos.

De acordo com a investigação da PF, grande parte do produto brasileiro é levada para o Hemisfério Norte por duas embarcações de bandeira mexicana, “Yacumama” e “Yacucaspi”, que já foram interceptadas com carregamento de pasta base de cocaína.

A madeira é incorporada aos carregamentos legalizados de madeira extraída em áreas de manejo do lado peruano.

Fonte: Roberto Maltchik, O Globo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas relembra voz eterna do rádio no Dia dos Pais

Homenagem a Romeu de Campos Júnior, ícone da Rádio Caçula, emocionou familiares, amigos e ouvintes, celebrando seu legado de afeto, comunicação e compromisso com a comunidade.

Mulher desaparecida é encontrada morta em córrego em distrito

Mariza Guimarães Quaresma, de Chapadão do Sul, foi localizada neste domingo, 10, em área rural de Cassilândia, onde suspeita é que ela tenha caído de uma cachoeira, mas causa da morte ainda é investigada.

Participe da consulta pública para elaboração do Plano Plurianual 2026–2029

Com foco na participação cidadã, o processo inclui uma pesquisa pública e uma audiência aberta à população.