24.1 C
Três Lagoas
domingo, 11 de maio, 2025

Madeira ilegal vai do Brasil até o Peru sem fiscalização

Geral – 08/01/2012 – 12:01

Toras de madeira nobre boiam como jangadas no leito do Rio Javari, um dos principais afluentes do Solimões, que separa o Brasil do Peru.

São o resultado do desmatamento ilegal feito por contrabandistas peruanos que fazem o corte seletivo do que sobrou de cedro no lado brasileiro da fronteira, de acordo com investigação da Polícia Federal.

O material vaga pelo rio diante de uma das quatro lanchas blindadas e altamente equipadas que a Receita Federal comprou, em 2007, para fiscalizar o contrabando e coibir os crimes transnacionais na Região Norte.

Mas as embarcações estão paradas há pelo menos dois anos. Cada barco custou R$ 4 milhões ao contribuinte.

Os troncos entrelaçados descem o rio em direção à Islândia, ilha peruana onde a madeira é processada, antes da exportação para México e Estados Unidos.

De acordo com a investigação da PF, grande parte do produto brasileiro é levada para o Hemisfério Norte por duas embarcações de bandeira mexicana, “Yacumama” e “Yacucaspi”, que já foram interceptadas com carregamento de pasta base de cocaína.

A madeira é incorporada aos carregamentos legalizados de madeira extraída em áreas de manejo do lado peruano.

Fonte: Roberto Maltchik, O Globo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motorista foge após provocar acidente e deixar mulher com fratura exposta em Três Lagoas

Na noite do último sábado (10), um grave acidente no bairro Jardim das Acácias, em Três Lagoas, deixou uma mulher de 34 anos com...

Petrobras reforça sua atuação no setor energético com perfuração de poços e retomada de fábricas

A Petrobras iniciou a perfuração de poços no estado da Bahia, após seis anos de pausa, com o início das atividades no campo de...

Novos casos de sarampo no Brasil desafiam certificação de eliminação obtida em 2024

Após recuperar, em novembro de 2024, o certificado de eliminação do sarampo, perdido em 2019, o Brasil enfrenta novos desafios com o surgimento de...