21 C
Três Lagoas
quarta-feira, 29 de outubro, 2025

“Luta é feita com sangue, não com a web”, diz ativista síria

Internacional – 11/02/2012 – 13:02

Em 2011, a população do mundo árabe se insurgiu contra governos autoritários. A escalada da violência, seguida de avanços democráticos, foi acompanhada praticamente em todos os momentos por meio de redes sociais, como o Facebook, e de microblogs, como o Twitter. Mas a blogueira sírio-espanhola Leila Nachawati, em entrevista ao Terra e outros jornalistas, frisou que a luta de verdade acontece longe das redes sociais. “Ela é feita com sangue, não com a web. A realidade não é um videogame. Tem sofrimento, pessoas sendo torturadas e massacradas”, declarou.

O discurso é compartilhado por Charles Lencher, do movimento Occupy Wall Street, de Nova York, e Olmo Gálvez, da Acampada del Sol, de Madri, na Espanha – todos presentes na conversa. “A ação em redes sociais ajuda a furar o poder das grandes corporações midiáticas e dá voz ao povo, que consegue dizer ao mundo o que acontece, fazer vídeos e postar no YouTube”, falou, ao ressaltar que o papel da tecnologia é importante, mas, neste caso, ele é secundário.

Gálvez salientou também que, apesar dos avanços tecnológicos, as revoluções acontecem nas ruas, com ativistas como eles, que arriscam a vida para tornar o mundo um local mais justo. “As revoluções sempre aconteceram na história da humanidade. Elas não nasceram com a internet”, lembrou Nachawati. “Estamos aqui para falar dos 99% das pessoas que não têm acesso à comida, à educação e que sofrem todos os dias. Esta é a nossa ênfase”, complementou Lecnher.

Questionados sobre o que os motivava a participar de um evento como a Campus Party, patrocinado por grandes indústrias do planeta, Nachawati tomou a frente e se impôs categoricamente: “eu posso criticar a Telefônica no momento que eu achar apropriado. O importante é que eu não sofri nenhum tipo de censura da companhia quanto a isso”, afirmou. “Eu não viria ao Brasil se eu não pudesse falar livremente. Você se define pelos seus valores, não por aquilo a que você é contra”, encerrou.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação e emissão de DVA para matrículas escolares de 2026

Ação começa no dia 3 de novembro nas escolas e terá “Dia D” de vacinação em todas as UBSs no sábado, 8 de novembro A...

Operação Contenção deixa 64 mortos e paralisa o Rio de Janeiro

Confrontos entre policiais e facções criminosas nos Complexos do Alemão e da Penha resultam em mortes, prisões e bloqueios em vias expressas da capital...

Mato Grosso do Sul tem a terceira maior taxa de orfandade causada pela covid-19 no país

Estudo aponta que mais de 5 mil crianças e adolescentes perderam pais ou cuidadores durante a pandemia