33.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

Lula sanciona lei que garante cirurgia e tratamento para lábio leporino pelo SUS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (7) a Lei nº 15.133/2025, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a oferecer cirurgia reparadora e tratamento completo para pessoas com lábio leporino ou fenda palatina. O texto, publicado no Diário Oficial da União, garante ainda atendimento especializado em áreas como fonoaudiologia, psicologia e ortodontia.

A nova legislação assegura o encaminhamento imediato de recém-nascidos diagnosticados com a malformação, seja no pré-natal ou após o parto, a centros especializados. O objetivo é iniciar o acompanhamento clínico e programar a cirurgia o quanto antes.

Entre os serviços previstos estão reeducação oral com fonoaudiólogo e tratamento odontológico com ortodontista, incluindo a possibilidade de implantes dentários e uso de aparelhos ortodônticos, todos oferecidos gratuitamente.

Relator do projeto na Câmara, o deputado Dr. Ismael Alexandrino (PSD-GO) destacou que cerca de 15 crianças nascem diariamente com essa condição no Brasil e reforçou que o atraso no tratamento pode causar sérios prejuízos ao desenvolvimento infantil. Segundo ele, embora já previsto na Constituição, o novo marco legal fortalece e explicita esse direito.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hospital Regional realiza primeira cirurgia por videolaparoscopia em Mato Grosso do Sul

Procedimento marca avanço tecnológico e melhora na recuperação dos pacientes da rede pública estadual

OAB-MS move ação civil pública e cobra responsabilidade de empresas sobre golpe do “falso advogado”

Secretário-geral e corregedor da OAB-MS, Luiz René Gonçalves do Amaral destacou que MS já registrou mais de 1,200 denúncias do golpe e defendeu a criação de mecanismos rápidos para derrubar perfis falsos e proteger a população.

CEM passa a realizar vasectomias em Três Lagoas a partir de novembro

Procedimento será ofertado via regulação do SUS e integra ações do Novembro Azul para ampliar o cuidado com a saúde do homem. Em alusão ao...