16.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 27 de agosto, 2026

“Lula sabia do Petrolão”, diz novo delator

05/03/2016 – Atualizado em 05/03/2016

O ex-presidente do PP Pedro Corrêa, preso na Lava Jato, está fechando uma delação bombástica – e o foco principal são episódios envolvendo o ex-presidente Lula

Por: ÉPOCA

Em seu pedido de busca e apreensão para a 24ª fase da Operação Lava Jato, os procuradores da força-tarefa expuseram a anatomia do petrolão: “A estrutura criminosa perdurou por, pelo menos, uma década.

Nesse arranjo, os partidos e as pessoas que estavam no governo federal, dentre elas Lula, ocuparam posição central em relação a entidades e indivíduos que diretamente se beneficiaram do esquema”.

Os investigadores ainda reforçam que a corrupção só se alastrou devido a “vinculação de legendas políticas que compunham a base aliada do governo federal”. Um exemplo disso, destacado pelo próprio Ministério Público Federal, é o ex-deputado Pedro Corrêa, ex-presidente do Partido Progressista (PP) e preso na Lava Jato há quase um ano.

Ele era o responsável por garantir a sustentação de seu partido ao governo.

Em troca, recebia as propinas geradas a partir dos contratos fechados na diretoria de abastecimento da Petrobras, comandada pelo delator Paulo Roberto Costa.

Aos 68 anos de idade, Pedro Corrêa, que teve seis mandatos no Congresso desde a década de 1970 e foi condenado no mensalão, sabe de muita coisa. Testemunhou episódios marcantes da história da República, do general João Figueiredo a Dilma Rousseff. E com base em suas próprias experiências, relatadas em primeira pessoa, ele avança em sua negociação de delação premiada, que está prestes a ser assinada.

De acordo com o ex-parlamentar, Lula sabia da existência do petrolão e sabia da função exercida no esquema pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Para fechar delação, ex-deputado promete implicar petistas na Lava Jato

Dos 73 capítulos e dos mais de 130 agentes políticos citados na proposta de delação premiada de Pedro Corrêa, o personagem principal é o ex-­presidente, segundo investigadores ouvidos por ÉPOCA.

A princípio, Pedro Corrêa ofereceu aos investigadores contar cinco episódios comprometedores envolvendo Lula – que, no final das contas, tornaram-se um único tópico. Foi graças a esse tópico que os procuradores da Lava Jato decidiram aceitar a colaboração de Corrêa.

Nele, há diversos relatos de encontros realizados entre Corrêa e Lula. Num deles, o PP cobra mais espaço no esquema de propina da Petrobras. Lula, segundo Corrêa, teria dito que “Paulinho”, apelido de Paulo Roberto, indicado pelo ex-presidente para a diretoria de abastecimento da estatal, feudo dividido entre PP e PT, estava atendendo bem o partido da base aliada.

O ex-deputado Pedro Corrêa, preso na Lava Jato. Sua proposta de delação parece um livro de memórias  (Foto: Sergio Lima/Folhapress)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Assistência Social realiza abordagem durante noite fria e chuvosa na Feira Central em Três Lagoas

Na noite desta quarta-feira (26), equipes da Assistência Social de Três Lagoas estiveram nas dependências da Feira, na Avenida Rosário Congro, realizando uma ação...

Calor intenso volta à Três Lagoas nesta quinta-feira

Meteorologia prevê tempo firme, sol e rápida elevação das temperaturas, onde ar seco aumenta o risco de incêndios e exige cuidados com a saúde

Conselho Municipal do Esporte e Lazer realiza primeira reunião e define novos passos para atuação em Três Lagoas

O Conselho Municipal do Esporte e Lazer de Três Lagoas realizou sua primeira reunião na sede da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer...
error: Conteúdo Protegido