25.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de novembro, 2025

Lula negocia construção de nova fábrica de fertilizantes na fronteira mesmo com UFN3 parada

Unidade poderá ser construída entre Corumbá, no Mato Grosso do Sul e Porto Quijarro, na Bolívia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou nesta terça-feira, 09 que está em negociação a instalação de uma fábrica de fertilizantes na fronteira entre Corumbá e Porto Quijarro. A declaração foi feita durante um encontro com o presidente boliviano Luis Arce, na Bolívia, durante uma visita oficial a Santa Cruz de la Sierra.

“A Bolívia continua sendo o principal fornecedor de gás natural para o Brasil. Conversamos sobre a possibilidade de ampliar os investimentos nessa área e aumentar o volume exportado para o mercado brasileiro. O Brasil também importa fertilizantes da Bolívia, e queremos fortalecer essa parceria com a implantação de uma fábrica de nitrogenados entre Corumbá e Porto Quijarro”, disse Lula.

A ideia de uma nova fábrica de nitrogenados na fronteira entre Corumbá e Porto Quijarro já havia sido mencionada em outubro do ano passado, onde seriam produzidos ureia e cloreto de potássio, este último em Coipasa.

Ainda segundo a reportagem, a Bolívia é um aliado estratégico para a independência brasileira na produção de fertilizantes, e a implementação de indústrias visa reduzir a dependência externa do Brasil. Em Mato Grosso do Sul, já existe a obra para a instalação da Unidade de Fertilizantes III (UFN3) da Petrobras em Três Lagoas. No entanto, as obras estão paralisadas desde 2015 e não há previsão para a retomada.

Durante o encontro com o presidente boliviano, Lula não detalhou como será a parceria nem em que fase estão as negociações para a implantação dessa nova fábrica na fronteira. Os líderes discutiram sobre a ampliação das relações entre os dois países e a cooperação mútua para fomentar o desenvolvimento de ambas as nações, por meio da integração física e energética.

O presidente da Bolívia destacou que os dois países estão iniciando uma nova era nas relações bilaterais, não apenas com os memorandos assinados, e mencionou os fertilizantes. “Isso marca uma nova era nas relações entre Brasil e Bolívia. Não estamos falando apenas de gás, que continuaremos explorando, produzindo e comercializando, mas também de outros produtos, como nosso lítio, nossos sais, nossos minerais e nossos fertilizantes, essas matérias-primas que possuímos”, disse Luis Arce.

Arce afirmou ainda que o país está iniciando um processo de industrialização e necessita da experiência do Brasil nessa área.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026