Geral – 16/04/2012 – 10:04
Após se curar de câncer, ex-presidente recupera a voz com ajuda de fonoaudiólogas
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou um vídeo em homenagem ao Dia Mundial da Voz, comemorado nesta segunda-feira (16). Ele conta que, desde que recebeu o diagnóstico de câncer de laringe, em outubro de 2011, teve muito medo de perder a voz, mas o acompanhamento de uma equipe de fonoaudiólogas trouxe muitos benefícios.
Após descobrir o tumor, Lula fez sessões de quimioterapia e radioterapia por vários meses. Em março, uma bateria de exames mostrou que o câncer havia desaparecido.
— Recebi as fonoaudiólogas e fizemos exercícios diários para minimizar os efeitos da radioterapia em minha voz e deglutição. Em determinado momento do tratamento, fiquei mais rouco e tive muita dificuldade de engolir. As orientações que recebi me permitiram continuar me comunicando de forma efetiva e me alimentando pela boca, ainda com algumas restrições.
Lula afirma que continua fazendo fonoterapia e que sua voz ainda pode melhorar.
— Sou testemunha do valor da reabilitação da voz no tratamento do câncer de laringe. […] Espero que todas as pessoas que tenham o mesmo problema que eu tive possam ter acesso ao mesmo tratamento que eu estou tendo. Afinal de contas, todos precisam ter o melhor neste País.
O ex-presidente agradece a todos os profissionais da área e diz esperar cantar melhor.
Primeiro discurso
Em seu primeiro evento público desde o fim do tratamento contra o câncer, Lula falou durante poucos minutos neste sábado (14) e anunciou que dentro de 15 dias estará preparado para ajudar a eleger os candidatos do PT nas eleições municipais deste ano.
Lula citou especialmente o ex-ministro da Educação Fernando Haddad, que deve disputar a Prefeitura de São Paulo e com quem ele esteve na inauguração de um CEU (Centro Educacional Unificado) em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. As informações são da Agência Estado.
— Se eu tivesse juízo, eu não iria falar. A minha garganta não está totalmente boa, mas em 15 dias estarei apto a me dirigir aos companheiros pelo País afora, ajudando o partido a continuar crescendo e elegendo pessoas.
Durante o breve discurso, ficou nítido que o ex-presidente precisou forçar a voz para falar. Ele também fez pausas para tossir. Após a voz nitidamente ficar mais fraca e rouca, o ex-presidente decidiu parar de falar, mas prometeu que, da próxima vez, estaria melhor para falar muito mais.
Lula participou hoje de manhã da inauguração do primeiro CEU em São Bernardo do Campo. A escola foi batizada com o nome de Regina Rocco, mãe da ex-primeira-dama Marisa Letícia, que também esteve presente.
Fonte: R7


