O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, nesta quarta-feira (26), que a presidência do Brasil no Brics busca reduzir desigualdades nas relações internacionais, com foco em temas como paz, meio ambiente e inteligência artificial. Durante a Primeira Reunião de Sherpas do bloco, Lula afirmou que o grupo continuará a apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030), o Acordo de Paris e o Pacto para o Futuro, promovendo um mundo mais multipolar e equilibrado.
Lula destacou como prioridade a cooperação em saúde, especialmente no enfrentamento de doenças tropicais e sociais, além da criação de uma plataforma para eliminar doenças negligenciadas. Ele também criticou a falta de consenso internacional sobre pandemias, alertando sobre os riscos da desestabilização global e a importância de fortalecer a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Outras iniciativas incluem o uso de moedas locais para reduzir custos nas transações entre os países do Brics e a governança da inteligência artificial, visando evitar o monopólio de grandes corporações e promover uma distribuição equitativa dessa tecnologia.
A reunião de sherpas, liderada pelo embaixador Maurício Lyrio, serve como preparação para a Cúpula de Líderes, marcada para julho, no Rio de Janeiro. Participaram do encontro representantes dos 11 países do Brics e de países parceiros, como Arábia Saudita, Egito e Irã.
Com informações Agência Brasil