19.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 13 de maio, 2026

Lula cresce e Bolsonaro recua em cenário eleitoral de 2026, aponta pesquisa

Presidente cresce no segundo turno e mantém vantagem também no primeiro; Bolsonaro segue inelegível, mas é incluído em cenário hipotético

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um possível segundo turno das eleições de 2026, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (2). Lula tem 47% das intenções de voto, contra 43% de Bolsonaro. Os que declaram voto nulo ou branco somam 10%, e 0% disseram não saber. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Na comparação com o levantamento anterior, de junho, o atual presidente cresceu três pontos, enquanto Bolsonaro caiu dois.

Apesar de estar inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro aparece no levantamento em cenário hipotético. Ele ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas presencialmente, entre os dias 29 e 30 de julho.

Cenário de primeiro turno

No cenário de primeiro turno, Lula também lidera com 39% das intenções de voto. Bolsonaro tem 33%, seguido por Ratinho Júnior (PSD) com 7%, Ronaldo Caiado (União) com 5%, e Romeu Zema (Novo) com 4%. Votos brancos e nulos somam 9%, e 2% não souberam responder.

A pesquisa aponta que, mesmo com o ex-presidente fora da disputa oficial até o momento, a polarização entre Lula e Bolsonaro continua predominando nas projeções eleitorais.

Com informações CNN Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

EXCLUSIVO: Inadimplência cresce em Três Lagoas e preocupa comércio, empresários e famílias

A inadimplência segue avançando em Três Lagoas e já é considerada um dos principais desafios econômicos enfrentados pelo comércio local e pelas famílias da...

Três Lagoas entra na lista de cidades beneficiadas por novos programas habitacionais da AGEHAB em MS

Agehab amplia faixa de renda, aumenta subsídios e inclui Três Lagoas entre os municípios contemplados com novas oportunidades para famílias realizarem o sonho da moradia

Passageira é flagrada com drogas em ônibus e plano criminoso termina em prisão em Paranaíba

Jovem de 22 anos confessou que receberia R$ 2 mil para transportar maconha e crack até Aparecida do Taboado