17.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de agosto, 2025

Livro divulga riqueza e diversidade da literatura sul-mato-grossense

04/10/2013 – Atualizado em 04/10/2013

“Antologia de Textos da Literatura Sul-mato-grossense”, lançado na Biblioteca Municipal Rosário Congro, tem finalidade de valorizar e fazer conhecer nossos escritores

Por: Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento Municipal de Cultura, promoveu o lançamento do livro “Antologia de Textos da Literatura Sul-mato-grossense”, no saguão da Biblioteca Municipal Rosário Congro, na noite desta quinta-feira (3).

O livro concentra “a literatura sul-mato-grossense, em uma seleção, a partir de obras já publicadas de poetas, contistas e cronistas do nosso Estado, com o objetivo principal de fazer conhecer a riqueza e a diversidade da nossa literatura, principalmente, nas nossas Escolas e Bibliotecas Públicas Estaduais e Municipais”, resumiu a escritora Maria da Glória (Glorinha) Sá Rocha.

Ela e as escritoras Albana Xavier Nogueira e Maria Adélia Menegazzo são as organizadoras do livro, reunindo e organizando textos de 51 autores, que fizeram e fazem a história da literatura do estado de Mato Grosso do Sul, entre eles, os nascidos ou ligados a Três Lagoas: professora, escritora e poetisa três-lagoense, Flora Thomé; o saudosos ex-prefeito Rosário Congro; José Couto Vieira Pontes; Orlando Antunes Batista; e Paulo Sérgio Rosseto.

Na solenidade de lançamento do livro, impresso e publicado graças ao incentivo do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, também estavam presentes: as escritoras Glorinha Sá Rocha e Maria Adélia Menegazzo; vice-prefeito Luiz Akira, representando a prefeita Marcia Moura; artista plástica, Branca Tanaka, representando a diretora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri; e a professora e poetisa Flora Thomé, junto com familiares e amigos.

MEMÓRIA PERMANECE

Nos pronunciamentos, a importância do livro Antologia de Textos da Literatura Sul-mato-grossense, como registro, reconhecimento e valorização da “memória que permanece para sempre”, como ressaltou a escritora Glorinha.

“Quem tem projetos de vida justifica sua presença aqui neste mundo, porque o mundo só tem significado quando a gente cria, inventa, coloca os olhos no futuro. Tudo passa e é esquecido. O que permanece é a memória”, disse a escritora.

“O que vai ficar são os livros, as pinturas, as músicas, fotografias, os filmes”, completou Glorinha.

“O primeiro objetivo deste livro é dar ao sul-mato-grossense a oportunidade de se reconhecer na literatura e na sua identidade cultural. Este não é um trabalho que se possa dar ponto final, porque muita riqueza literária e cultural existe por aí, no nosso MS”, resumiu a escritora e professora Maria Adélia.

Representando a prefeita de Três Lagoas, o vice-prefeito Luiz Akira, falou da honra de receber e estar junto de pessoas “tão notáveis da literatura do nosso estado de Mato Grosso do Sul”, disse.

Referindo-se às palavras da escritora Glorinha, o vice-prefeito também ressaltou que “a arte é a maneira de nos eternizarmos na história”, completou o vice-prefeito.

AUTORES NA ANTOLOGIA

O livro contém textos literários dos seguintes autores, por ordem alfabética:Abílio Leite de Barros; Adair José de Aguiar; Afonso de Castro; Aglay Trindade; Américo Calheiros; Arlindo Fernandez; Augusto César Proença; Blanche Torres; Brígido Ibanhes; Dante Filho; Delasnieve Daspet; Douglas Diegues; Edgar Cézar Nolasco; Elias Borges; Elpídio Reis; Emmanuel Marinho; Flora Thomé; Geraldo Ramon Pereira; Gildásio Mendes; Guimarães Rocha; Hélio Serejo; Heliophar Serra; Henrique de Medeiros; Hermano Melo; Izulina Xavier; Jandira Mendes Trindade; José Couto Vieira Pontes; José Pedro Frazão; Lélia Rita de Figueiredo; Lenilde Ramos; Lobivar Matos; Luciano Serafim; Lucilene Machado; Manoel de Barros; Maria da Glória Sá Rosa; Maria Eugênia Carvalho do Amaral; Nelly Martins; Oliva Enciso; Orlando Antunes Batista; Otávio Gonçalves Gomes; Paulo Robson de Souza; Paulo Sérgio Rosseto; Pedro Paulo de Medeiros; Raquel Naveira; Reginaldo Alves de Araújo; Reginaldo Costa de Albuquerque; Rosário Congro; Rubênio Marcelo; Rubens Aquino; Rubens Costa Marques; Samuel Xavier Medeiros; Sandra Andrade; Sylvia Cesco; Theresa Hilcar; Ulisses Serra; Vera Tylde de Castro Pinto; e Weimar Torres.

Lançamento do livro.Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Leilão de energia garante construção de duas hidrelétricas em Mato Grosso do Sul até 2030

Certame da ANEEL e CCEE viabilizou 65 usinas em 13 estados, com investimentos de R$ 5,4 bilhões em MS

Dnit promete religar 32 radares em rodovias federais de MS

Desses equipamentos, oito estão em Três Lagoas e três em Campo Grande, onde máquinas estão nas BRs 262, 060, 267, 376 e 463

Idosa morre após perfuração no esôfago provocada por espinha de peixe

Maria Rodrigues dos Santos, de 60 anos, não resistiu após complicações graves causadas por engasgo ocorrido há uma semana