19.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 22 de abril, 2026

Limpeza de pele: Bate papo com a Fisioterapeuta Milena Morais

13/09/2013 – Atualizado em 13/09/2013

Por: Universo Feminino by Lídia Campos

Meninas, hoje aqui na coluna Universo Feminino by Lídia Campos, vou falar de um assunto que aterroriza muitas mulheres… Cravos, espinhas e os famosos miliuns (bolinhas de sebo sob a pele)

Esses problemas fazem você estremecer em frente ao espelho? Eles são resultados de impurezas produzidas pelas glândulas sebáceas e que a derme não conseguiu expelir. Para conseguir se livrar deles, só com uma boa faxina no rosto, recuperando o brilho e a viscosidade.

Uma limpeza de pele bem feita pode ser a garantia de um rosto renovado. Sim, pele lisinha, profundamente limpa e livre dos sinais de acne. O procedimento é uma técnica eficiente para dar fim às células mortas da camada superficial, o que na prática significa mais saúde, higiene e beleza para a cútis. Não à toa, esse tipo de tratamento envolve alguns aspectos importantes, como a frequência com que deve ser realizado, quem pode fazer, que tipos de pele se beneficiam mais, e alguns cuidados cotidianos e pós-procedimento que favorecem e prolongam os resultados. Para esclarecer essas e outros duvidas, conversei com a fisioterapeuta dermatofuncional Milena Morais e tirei algumas duvidas:

Quais são os principais benefícios da limpeza de pele?

Milena Morais: A limpeza de pele é indicada, principalmente, para remoção de cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos), remoção de milio (cravos resistentes, cobertos por uma fina camada de pele) e pontos sebáceos. Serve também para desintoxicar, remover as células mortas e manter a pele macia e saudável, reduzindo a oleosidade.

Com que frequência deve ser feita?

Milena Morais: Em geral, indico a cada 30 ou 40 dias, que é o intervalo de renovação da pele. Já nos casos de acne com muitos cravos, inicialmente indicamos uma vez a cada 15 dias e, depois, passamos para uma vez a cada 30 dias, como manutenção.

Existe alguma contraindicação?

Milena Morais: A limpeza de pele não é recomendada para peles muito sensíveis, aquelas que ficam vermelhas com facilidade, que sob o sol fazem rubor; as com muita descamação, e que costumam desenvolver alergias e irritações com facilidade.

Quais profissionais são habilitados para fazer uma limpeza de pele?

Milena Morais: Fisioterapeutas com formação dermatofuncional e estecistas. Pois estes profissionais possuem treinamento específico para identificar os problemas e realizar o tratamento da melhor maneira possível.

Alguma dica para a higienização do rosto em casa, nos dias após a limpeza de pele?

Milena Morais: É importante realizar os cuidados diários para higienizar a pele. Cuidar da pele deve ser um hábito realizado pelo menos duas vezes ao dia. Isso favorece uma pele saudável. Para os cuidados diários, os produtos devem respeitar o biotipo de pele (seca, oleosa,mista…).

Os cuidados diários são: higienizar – para tirar as impurezas e maquiagem;

tonificar – para equilibrar o pH; hidratar ou nutrir a pele, acompanhado com fator de proteção solar adequado (de dia).

Gestantes podem fazer limpeza de pele?

Milena Morais: A limpeza de pele não é contraindicada para gestantes, no entanto deve-se evitar o uso de aparelho de alta frequência e de produtos que contenham ácidos que são absorvidos pela pele. É importante também evitar a exposição ao sol logo após a limpeza, pois é maior a chance de manchar a pele.

Quem quiser tirar mais duvidas pode entrar em contato com a Dr. Milena através dos telefones :

(67) 3521-1007 / (67) 9232-0222 / (67) 8484-0790 ou através do facebook :

https://www.facebook.com/pages/edit_page/?id=462040843895117&tab=public&section=web_address

Bjos… Lidia Campos

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Estão abertas as inscrições para concurso de desenho da Secretaria de Meio Ambiente de TL

A iniciativa tem como objetivo incentivar a conscientização ambiental entre estudantes da rede municipal de ensino, estimulando a criatividade e a reflexão sobre práticas sustentáveis no dia a dia.

Crianças e adolescentes da Patrulha Florestinha vivenciam educação ambiental no Parque Natural Municipal do Pombo

Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a biodiversidade local, percorrendo trilhas guiadas e aprendendo sobre a fauna e a flora da região.

Prefeitura de Três Lagoas e Polícia Civil atuam com rapidez e resgatam animais em situação de maus-tratos

Para realizar denúncias ao Departamento de Bem-Estar Animais basta falar pelo contato 67 98139-0870.