31.3 C
Três Lagoas
domingo, 9 de novembro, 2025

Liderança Guarani Kaiowá denuncia ataques de pistoleiros em área

04/03/2014 – Atualizado em 04/03/2014

Por: Correio do Estado

A comunidade Guarani Kaiowá do tekoha – lugar onde se é – Pyelito Kue/Mbarakay, em Iguatemi (MS), está desde a manhã de sábado (1º), sob ataque de pistoleiros. A denúncia é de Líder Solano Lopes, liderança do tekoha: “Homens passam de moto na frente da porteira e atiram na direção da aldeia. Começaram cedo e agora que escureceu ficou mais forte”.

Líder pede proteção às autoridades, pois não é a primeira vez que o grupo é atacado. No tekoha, retomado no último dia 12 de fevereiro, vivem cerca de 250 Guarani Kaiowá. Incidente sobre Pyelito Kue/Mbarakay, a área onde estão os indígenas é parte da fazenda Cambará, com cerca de 1.200 hectares.

O grupo vivia em um hectare às margens de uma estrada vicinal nas proximidades de Pyelito. Depois desta última retomada (já é a terceira tentativa do grupo de voltar para o território tradicional e sagrado), homens não identificados atiraram contra a comunidade, de acordo com as lideranças indígenas.

Sem comida, água, convivendo com a poeira e debaixo de lonas, os indígenas decidiram retornar ao local de onde os mais velhos foram expulsos. O grupo divulgou uma carta, no final de 2012, afirmando a decisão de resistir em suas terras até as últimas consequências, o que despertou a atenção da opinião pública nacional e internacional. Na ocasião eles viviam na beira do rio Hovy.

O tekoha Pyelito Kue/Mbarakay é parte de área identificada com 41.571 hectares de extensão pelo Grupo de Trabalho (GT) da Bacia Iguatemipeguá, localizada nas proximidades da Terra Indígena Sassoró. A fazenda Cambará é apenas uma das várias propriedades incidentes sobre a área identificada.

As lideranças pedem às autoridades garantias para ficar no tekoha, posto que foram expulsos por pistoleiros antes do relatório de identificação ter sido publicado pelo Ministério da Justiça.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas revive clima retrô com noite de Flashback na Vila Vicentina

Evento reuniu diferentes gerações e trouxe de volta a tradicional Dança dos Passinhos, marcada pelos ritmos dos anos 80 e 90. A Vila Vicentina foi...

Programa Refis 2025 mantém descontos e facilita negociação de dívidas em Três Lagoas

Contribuintes têm até janeiro de 2026 para aderir; pagamentos à vista garantem até 90% de desconto em multas e juros neste mês. A Prefeitura de...

Mutirão da Limpeza continua na Vila Haro e Vila dos Ferroviários até o dia 10 de novembro

Ação busca eliminar focos de doenças e orienta moradores sobre o descarte correto de materiais que acumulam água ou abrigo para vetores. O Mutirão da...