21.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 5 de setembro, 2025

Líder dos bombeiros grevistas do Rio pode ser expulso da corporação

Geral – 01/03/2012 – 09:03

O futuro do cabo do Corpo de Bombeiros Benevenuto Daciolo, de 35 anos, deve ser decidido na próxima segunda-feira (5). Apontado como líder do movimento grevista no Rio, o militar é alvo de um processo disciplinar que pode terminar com a sua expulsão da corporação.

Daciolo responde por aliciamento e incitamento a motim depois que escutas telefônicas, autorizadas pela Justiça, supostamente flagraram o cabo negociando estratégias grevistas com líderes do movimento na Bahia e no Rio. Após o episódio, o militar chegou a ficar nove dias preso na penitenciária de segurança máxima Bangu 1, na zona oeste.

O cabo contou que esteve na terça-feira (28) no Quartel Central dos Bombeiros, no centro, para a última audiência do conselho disciplinar que vai definir o destino dele na corporação. Em sua defesa, Daciolo argumentou que a visita a Salvador, durante a greve de bombeiros e policiais militares da Bahia, foi para ajudar na negociação do movimento

  • A nossa viagem para a Bahia foi notificada ao comando da corporação. Isso foi publicado no boletim interno dos Bombeiros. Nós estávamos acompanhados de um juiz federal e de deputados estaduais e federais durante o tempo em que estivemos em negociações com o movimento grevista da Bahia.

Prazo para expulsão é de 15 dias

O processo disciplinar contra Daciolo foi aberto no último dia 16 de fevereiro. A decisão sobre o futuro do militar ainda está dentro do novo prazo estipulado pelo Estado para conclusão do procedimento. No auge da greve dos bombeiros e policiais do Rio, o governador Sérgio Cabral (PMDB) publicou um decreto no Diário Oficial em que muda de 30 para 15 dias o tempo para militares e bombeiros serem expulsos das corporações.

O caso de Daciolo é analisado por três oficiais da corporação. No fim do processo, um relatório será apresentado ao comandante Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, que decidirá se o cabo será expulso ou não.

Procurado pelo R7, o Corpo de Bombeiros informou que a ação contra Daciolo está em andamento e ainda não foi marcada uma data para a decisão final. No entanto, segundo o cabo, a corporação determinou que o militar compareça ao Quartel Central na manhã de segunda-feira para que seja comunicado o resultado do processo.

  • Eu estava trabalhando até ontem [terça-feira] no quartel de Botafogo, mas fui afastado até segunda-feira às 11h para aguardar a decisão da corporação.

Fonte: R7 / Mariana Costa / R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Frente fria avança e provoca queda brusca de temperaturas em Três Lagoas nesta sexta-feira

Apesar do sol e da variação de nuvens, há chance de pancadas isoladas, onde ventos podem chegar a 60 km/h em algumas regiões do estado

CAPS-AD de Três Lagoas expande o olhar sobre saúde mental

Conscientização é um trabalho contínuo, profissionais reforçam a importância da rede de apoio e detalham o papel do serviço público na luta por mais...

Alunos da AEMS vencem inédita categoria do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Estudantes de Jornalismo conquistaram o primeiro lugar na estreia da categoria “Jornalismo Universitário” com vídeo produzido em disciplina da faculdade. Os estudantes do curso de...