26.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de agosto, 2025

Líder do movimento LGBT declara: “Violência que mais têm afetado as pessoas é a psicológica”

17/05/2018 10h06

Líder do movimento LGBT declara: “Violência que mais têm afetado as pessoas é a psicológica”

Por: Dayane Milani

O dia 17 de maio é marcado por manifestações e atos em todo o mundo para combater violência contra pessoas por identidade de gênero e/ou orientação sexual. Para Paulinha Martinelly, coordenadora do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) em Três Lagoas (MS), a violência que mais têm afetado as pessoas é a psicológica.

“Jovens LGBTs estão adoecendo por homofobia psicológica, que é você reproduzir um discurso LGBTfóbico. É o que leva esses jovens ao adoecimento, de não ter acesso a uma política de saúde mental. Isso é um grande problema. Nossa juventude está sendo vítima e infelizmente está encontrando no álcool e em outras drogas, ilícitas, uma forma de enganar essa violência que sofre da sociedade”, descreveu.

Esse tipo de homofobia psicológica apontada por ela gera, entre outras consequências, problemas mentais. Para a líder do movimento, o que vem depois dessa homofobia não é acompanhado pelo poder público.

“A gente não consegue ter dados porque infelizmente não conseguimos trabalhar a saúde mental desses jovens LGBTs, ou o tratamento que a gente possa emancipar ou acabar com a homofobia. Essa é a pior homofobia que a gente enfrenta, porque é algo silencioso, que deixa os jovens deprimidos, sem autoestima, que não conseguem ter uma relação afetuosa devido esse discurso”, citou Martinelly.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

‘Show Florestal 2025 reforça protagonismo do Vale da Celulose em MS’, afirma Jaime Verruck

Evento em Três Lagoas destaca avanços do setor florestal, que movimenta bilhões em investimentos e consolida o estado como líder mundial na produção de celulose

Golpe do Mounjaro a R$ 90 faz vítimas em Mato Grosso do Sul

Site falso promete medicamento popular para emagrecimento com desconto e engana consumidores que fazem Pix e não recebem o produto

Garoto de 11 anos sofre queda de moto em frente a escola no Interlagos

Criança foi socorrida pelo SAMU após bater a cabeça no chão