24.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 2 de fevereiro, 2026

Líder da oposição malaia é absolvido após julgamento por sodomia

Internacional – 09/01/2012 – 11:01

O ex-vice-primeiro-ministro e líder da oposição malásia, Anwar Ibrahim, foi absolvido nesta segunda-feira pelo Alto Tribunal da Malásia de um delito de sodomia, castigado pela legislação do país com até 20 anos de prisão.

O juiz Mohamad Zabidin Diah desprezou as provas de DNA apresentadas pela acusação, o que provocou o júbilo entre os milhares de seguidores do líder opositor que aguardavam em frente ao tribunal em Kuala Lumpur.

Anwar, 64 anos, era acusado de manter relações sexuais durante a campanha eleitoral de 2008 com Mohd Saiful Bukhari Azlan, um de seus ajudantes que tinha 22 anos quando apresentou a denúncia em junho desse ano.

“Graças a Deus, fez-se justiça”, declarou o ex-vice-primeiro-ministro após saber o veredicto, segundo o jornal local The Star. “Nas próximas eleições, se escutará a voz do povo e este governo corrupto cairá do pódio do poder”, disse mais tarde em sua conta do Twitter.

A decisão do tribunal representa uma surpresa tanto para Anwar como para o governo, o qual o líder opositor acusa de instigar as acusações para acabar com sua vida política.

Em 1998, Anwar era vice-primeiro-ministro e titular de Finanças quando foi cassado, expulso do partido e detido sob acusações de abuso de poder e sodomia. No ano seguinte, um juiz o condenou a seis anos de prisão pelas primeiros acusações e em 2000 outro magistrado lhe impôs nove anos de prisão mais pelos atos de sodomia que cometeu supostamente com seu motorista.

Em 2004, o Tribunal Federal anulou a condenação por sodomia e ele recuperou a liberdade, após passar cinco anos na prisão. Durante as eleições de 2008, o ex-vice-primeiro-ministro liderou a aliança opositora, que conseguiu dois terços das cadeiras no Parlamento e o Governo regional em cinco estados, os melhores resultados de sua história.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Som alto na madrugada termina em apreensão e suspeito preso no Vila Nova

Equipe da Força Tática flagrou veículo com volume excessivo após denúncia de moradores

Contrato da Rota da Celulose é assinado e prevê R$ 10,1 bilhões em investimentos em rodovias de MS

Concessão de 30 anos vai modernizar 870 quilômetros, ampliar a segurança viária e melhorar o escoamento da produção no Estado

“Se Bolsonaro me imputar essa missão, não tem como dizer não”, afirma Pollon sobre vaga ao Senado

Pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, o deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) afirmou, em entrevista, que pode reavaliar sua pré-candidatura ao Senado...