13.4 C
Três Lagoas
sábado, 5 de julho, 2025

Levantamento aponta que MS teve 235 transplantes de órgãos em 2013

20/02/2014 – Atualizado em 20/02/2014

Taxa de doadores é de 7,3 por milhão de pessoas, diz entidade. Número de cirurgias apresentou queda em relação a 2012.

G1

Mato Grosso do Sul teve 235 transplantes de órgãos realizados em 2013, sendo 187 de córnea, 45 de rim e três de coração, segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) divulgados nesta quarta-feira (19). Conforme o levantamento, o estado encerrou o ano com uma taxa de 7,3 doadores por milhão de pessoas (pmp).

Houve queda em relação a 2012, quando foram realizadas 241 cirurgias, sendo 197 de córnea e 44 de rim. No entanto, houve aumento na quantidade de doadores efetivos, já que naquele ano a taxa era de 6,9 doadores pmp e em 2013 o número fechou em 7,3 doadores pmp.

No estado, os transplantes são feitos na Santa Casa de Campo Grande. Em dezembro de 2013, o hospital suspendeu os procedimentos para rim e coração por ordem do Ministério da Saúde. Na terça-feira (18), a unidade informou que as operações devem ser retomadas até o fim de 2014.

Ainda de acordo com a ABTO, em 2013 foram feitas 151 notificações de potenciais doadores. Desse número, 18 tiveram os órgãos transplantados. Em 2012 foram 167 notificações e apenas 15 doadores efetivos.

Perfil

Dos doadores de 2013, 11 eram homens e sete mulheres. As principais causas da morte de pessoas que doaram órgãos foram traumatismo crânio encefálico (5) e acidente vascular cerebral (3). Em relação a faixa etária, três doadores tinham entre 11 e 17 anos, outros três idade entre 18 e 34 anos, seis doadores entre 35 e 49 anos e seis entre 50 e 64 anos.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura assina concessão com empresa de iluminação pública em Três Lagoas

Contrato de R$ 59,3 milhões prevê troca de lâmpadas antigas por LED, ampliação de pontos de luz e início imediato das obras para modernizar a infraestrutura urbana e garantir mais segurança à população.

Confira a agenda esportiva de Três Lagoas para este final de semana

Diversas modalidades movimentam os ginásios e campos de Três Lagoas com disputas entre equipes locais neste sábado(05) e domingo(06).

Três Lagoas marca presença em edição histórica das Paralimpíadas Escolares de MS

Evento acontece de 11 a 13 de julho em Campo Grande e deve reunir 350 estudantes de 17 municípios Três Lagoas será um dos 17...