Internacional – 29/02/2012 – 07:02
Após sucesso na cirurgia de um novo tumor na pélvis, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, enviou uma carta ao povo para agradecer o apoio e notificar seu estado de saúde. Leia na íntegra a carta divulgada pelo governo venezuelano onde está anexada a mensagem do líder socialista.
Declaração do Presidente da República Bolivariana da Venezuela
Como é do conhecimento público, nos últimos dias, durante o último exame médico do presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez, foi detectada uma lesão que exigiu cirurgia corretiva.
Nesse sentido, a equipe médica, seguindo as avaliações apropriadas, organizou os preparativos para efetuar uma operação no menor tempo possível. A cirurgia foi realizada como previsto após obter um resultado satisfatório, que conta com um plano de recuperação agendado para os próximos dias.
O presidente Chávez está em boa condição física, acompanhado por familiares e mantém contato direto e permanente com o vice-presidente executivo e do governo bolivariano. Sempre preocupado em manter devidamente informados o povo venezuelano e da comunidade internacional, com rigor e transparência sobre os detalhes do tratamento que está recebendo.
O presidente ordenou que os resultados da recente cirurgia fossem colocados à disposição do público. Estes foram expostos pela equipa médica assim que a operação foi terminada, como se segue:
“Realizou-se a remoção completa da lesão pélvica diagnosticada, extirpando ainda o tecido em torno da lesão. Não houve complicações relacionadas com órgãos locais, o paciente manteve-se estável clinicamente no período pós-operatório imediato, sem complicações sistêmicas. Recupera-se adequadamente, colaborando com a reabilitação pós cirúrgica. Nas próximas horas serão dispostos estudos histológicos, que vão determinar a melhor forma de tratamento da lesão
O presidente Chávez agradece, de seu coração, o caloroso apoio que tem recebido do povo venezuelano, assim como as inúmeras expressões de solidariedade provenientes de homens e mulheres de todas as partes do planeta.
Da mesma forma, deseja expressar sua gratidão pelas muitas mensagens e ligações recebidas dos Chefes de Estado e de Governo, assim como de líderes internacionais e representantes de importantes organizações sociais de todo mundo.
De forma especial, quer, em nome do povo da Venezuela, agradecer a Fidel (Castro), a Raul, ao povo cubano e à equipe de especialistas da saúde que vem dirigindo a operação e que mantém, com sabedoria científica e calor humano, o tratamento para o pleno restabelecimento da saúde do Comandante Chávez.
De sua parte, o Governo Bolivariano expressa sua aspiração para que o sentimento de solidariedade e apoio do povo venezuelano faça com que seu presidente seja respeitado pelos setores políticos da direita nacional e internacional, a serviço os interesses imperiais, e que cessem sua campanha perversa contra a Venezuela.
Finalmente, o presidente Hugo Chávez ratifica seu apelo a todos os homens e mulheres de nossa pátria para que mantenham-se no trabalho e na luta diária para consolidar a independência e constituir o Socialismo, que não é outra coisa que não o sonho supremo do nosso Libertador Simón Bolívar.
Bem sabe o nosso povo que pode contar sempre com a lealdade e o compromisso do Comandante Chávez a frente do país, assim como tem a confiança de que conta com o amor e a lealdade de todo um povo.
Até a vitória sempre! Viveremos e venceremos!”
(“¡Hasta la victoria siempre! ¡Viviremos y venceremos!”, referência à frase originalmente dita por Ernesto Che Guevara)
Fonte: SRZD