05/09/2013 – Atualizado em 05/09/2013
Nesta quinta-feira (5) a Legião da Boa vontade participa de evento na sede das nações unidas, em Nova York.
Por: Assessoria
Hoje quinta-feira, 5, a Legião da Boa Vontade (LBV) participa do evento de lançamento do Dia Internacional da Caridade, na sede das Nações Unidas, em Nova York/Estados Unidos, levando sua experiência de mais de seis décadas de trabalho socioassistencial e socioeducacional em favor de milhares de famílias de baixa renda.
O Dia Internacional da Caridade tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar a população e organizações civis de todo o mundo para a ajuda ao próximo por meio de atividades voluntárias e filantrópicas. A data faz referência ao aniversário de falecimento da Madre Teresa de Calcutá (1910-1997), Prêmio Nobel da Paz em 1979, e ícone dos serviços de amparo social prestados à humanidade.
A programação conta com dois painéis que debaterão sobre a importância da sociedade civil para o desenvolvimento, bem como o papel da caridade para a redução da pobreza. O evento conta com a colaboração de órgãos oficiais da ONU: Departamento de Informação Pública (DPI), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Escritório das Nações Unidas para Parcerias (UNOP) e Fundação das Nações Unidas (UNF).
LBV HÁ 63 ANOS PROMOVENDO A CARIDADE COMPLETA
A Legião da Boa Vontade, desde suas raízes, em 1950, defende sua vanguardeira tese da Caridade Completa, que se ocupa em ir além do amparo material e valoriza o indivíduo como um todo, de modo que ele receba todo o apoio necessário para reerguer-se e mudar sua própria realidade. A LBV acredita que nenhuma nação se desenvolve se sua população está desamparada.
Em entrevista que concedeu em 18 de outubro de 1981 ao jornalista italiano radicado no Brasil Paulo Parisi Rappoccio, o diretor-presidente da Instituição, Paiva Netto, afirmou que “a Solidariedade se expandiu do luminoso campo da ética e se apresenta como uma estratégia, de modo que o ser humano possa alcançar e garantir a sua própria sobrevivência. À globalização da miséria contrapomos a globalização da Fraternidade, que espiritualiza e enobrece a Economia e solidariamente a disciplina, como forte instrumento de reação ao pseudofatalismo da pobreza”.
Por isso, há décadas essa tese é aplicada em todas as atividades, programas e projetos da LBV, de maneira contínua, trabalho que, inclusive, é reconhecido pela saudosa Madre Teresa de Calcutá, que, por ocasião da inauguração do Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica (ParlaMundi da LBV), no ano de 1994, em Brasília, DF, felicitou o dirigente da LBV pela iniciativa:
“Prezado sr. José de Paiva Netto, confio-lhe minhas preces por todos. Que as bênçãos de Deus estejam com vocês da Legião da Boa Vontade, e que muitas pessoas conheçam o Amor de Jesus por intermédio do Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica da LBV e mantenham viva a Boa Nova de Seu Amor no mundo, amando uns aos outros como Ele nos amou. Que Deus os abençoe”.
