Advogada esteve no Jornal da Manhã, da Caçula FM 96.9, e destacou a importância da educação e da rede de apoio no enfrentamento à violência contra a mulher
Na manhã desta quinta-feira (24), a advogada Laura Achiles Nunes participou ao vivo do Jornal da Manhã, da Caçula FM 96.9, para falar sobre o Agosto Lilás — campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Especialista em Direito de Família, ela destacou a urgência de transformar a estrutura social a partir da educação.
Durante a entrevista, Laura lembrou que o Brasil tem leis eficientes, como a Maria da Penha, mas que a aplicação ainda falha por falta de estrutura e preparo. “Se não começarmos pela escola, continuaremos formando meninas que não percebem que estão sendo violentadas e meninos que não sabem que estão violentando”, alertou.
O Agosto Lilás é uma campanha criada para conscientizar a população sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher, como a física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. Ao longo do mês, ações educativas, rodas de conversa e campanhas públicas são realizadas em todo o país para informar e orientar sobre os direitos das mulheres e os canais de denúncia, como o Disque 180.
Laura também abordou a violência patrimonial, ainda pouco reconhecida, mas muito comum: retenção de documentos, controle de salário e o não pagamento de pensão. “É uma violência silenciosa, que ocorre dentro de casa e, muitas vezes, passa despercebida até mesmo pela Justiça.”
Ela ainda elogiou a rede de apoio existente em Três Lagoas, que conta com Delegacia da Mulher, CRAM e atendimento psicológico. No entanto, reforçou que a transformação verdadeira virá com mudança cultural e investimento na educação desde a infância.
“A mulher já não aceita mais o papel que lhe foi imposto. Ela quer ocupar todos os espaços — e isso precisa ser respeitado”, finalizou.
Com a colaboração de Sara Cortes