32.4 C
Três Lagoas
sábado, 14 de fevereiro, 2026

Laerte diz que banheiro é o altar dos heterossexuais

Geral – 31/05/2013 – 15:05

O cartunista Laerte Coutinho encara todo dia o desafio de ter migrado de um gênero para o outro. Mas a situação mais complicada de seu cotidiano é usar banheiros públicos: já foi expulso de toiletes femininas e masculinas. “O banheiro é tão sacralizado como culto de gênero que é o altar, a igreja dos heterossexuais”, define.

Ele conta que desde 2004 vive o processo que tornou público em 2010, assumindo uma figura feminina após décadas de notoriedade como quadrinista, o Laertón das tiras “Los Três Amigos” e um pai de família e o pai dos “Piratas do Tietê”.

Em entrevista ao UOL prévia à Parada do Orgulho LGBT, Laerte fala do ativismo recente, da mudança em sua carreira e da realidade de ser um transgênero no Brasil. “A questão dos transgêneros sempre pegou carona no movimento gay, mas tem bandeiras próprias e precisa muito mais de direitos civis”, opina o/a cartunista de 61 anos.

Laerte chegou a adotar o nome social de Sônia, mas voltou atrás. “No meu caso, eu decidi continuar como Laerte, porque eu era muito conhecido”, argumenta.

“Eu sou gay entre outras coisas. Mas, se gay é o homossexual masculino exclusivo, então eu não sou. Eu sou bissexual. Mas eu me classifico mesmo como feminina”, se define Laerte.

Fonte: Uol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Tereza Cristina rejeita nota da federação União Progressista e diz que não representa bancada do PP

Manifestação nas redes sociais ocorre em meio a desgaste interno por apoio a ministro do STF

Carnaval seguro e sem ressaca: o “kit de sobrevivência” do folião 2026

Especialistas de Nutrição e de Segurança Digital da UniCesumar EAD dão dicas práticas de hidratação, alimentação e proteção do celular contra furtos e golpes...

CESP amplia vazão da Usina de Porto Primavera por determinação do ONS

Medida visa atender demanda nacional de energia e pode elevar temporariamente nível do Rio Paraná