21.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 14 de julho, 2026

Justiça suspende processo contra Thor por homicídio culposo

Policial – 11/01/2013 – 13:01

A defesa de Thor Batista, filho do empresário Eike Batista, obteve nesta quinta-feira (10) uma liminar na Justiça que suspende o processo a que Thor responde por ter atropelado e matado o ciclista Wanderson Pereira dos Santos em março de 2012. De acordo com o advogado Márcio Thomaz Bastos, a liminar proporciona igualdade de condições às partes, já que durante o último julgamento a perícia apresentou documentos que a defesa não teve acesso.

“O perito apresentou um laudo onde ele chuta uma velocidade e entregou para o Ministério Público uma porção de documentos que a gente não conhecia. Nós fomos surpreendidos por isso na última audiência, onde o Thor seria interrogado. Ele se recusou a falar e a gente entrou com esse habeas corpus para anular isso tudo e voltar o processo para o começo, para fazer um laudo correto”, afirmou Bastos, destacando que a defesa de Thor possui um perito contratado para analisar a perícia oficial, mas que não possuía material para examinar antes desse último julgamento. “O perito oficial colocou nos autos duas páginas, era o resultado de uma perícia. Ele sonegou, retirou do nosso conhecimento todo o resto”.

Ainda de acordo com a defesa, todos e os mais confiáveis critérios foram usados para identificar a que velocidade Thor estava quando atropelou o ciclista. “As circunstâncias do caso mostram que ele não tinha nenhuma culpa”, afirmou Bastos.

Na decisão, o desembargador Antônio Carlos dos Santos Bitencourt afirma que se baseou no princípio da paridade de armas, onde são concedidas oportunidades iguais às partes. “Nessa paridade, o direito à prova e contraprova, que, em princípio, e por mero juízo delibatório, suspeite-se violado, razão porque defiro a liminar de suspensão do processo a que se refere a impetração, sendo partes o paciente e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, até o julgamento do mérito do habeas corpus ora impetrado”, disse o desembargador.

De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o processo está suspenso até o julgamento do habeas corpus.

Thor permaneceu calado em audiência

Em dezembro de 2012, data da última audiência, a defesa de Thor já havia informado que pediria cancelamento da audiência realizada na 2ª Vara Criminal devido à “prova inesperada” anexada aos autos nesta tarde. Mais cedo, depois da juíza Daniela Barbosa de Souza Assumpção ouvir o perito do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) Helio Martins Junior, os advogados de defesa pediram duas horas para estudar essa chamada “prova inesperada”, como eles  classificaram o laudo que conclui que Thor dirigia a 135 km/h no momento do atropelamento.

“Foi um documento novo, o laudo pericial oficial, que o MP tinha acesso há muito tempo, mas nao constava nos autos. Já tínhamos pedido cálculo da velocidade. A defesa foi cerceada. Nunca vi um documento ser apresentado no dia da audiência”, disse Celso Vilardi, advogado de Thor Batista.

Orientado pela defesa, Thor permaneceu calado durante toda a audiência. “Ele [Thor] ficou em silêncio porque não concordávamos com este documento anexado somente hoje [no dia 13 de dezembro, data da audiência]”, explicou Vilardi.

No dia 12 de setembro, data da primeira audiência do caso, testemunhas de acusação e defesa deram depoimentos contraditórios em relação à velocidade em que o estudante Thor dirigia no momento do acidente.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

VÍDEO: Após empate, presidente do Misto fala sobre desempenho da equipe

O Misto Esporte Clube empatou em 0 a 0 com o São Gabriel na tarde do último sábado (11), em duelo válido pelo Campeonato...

Frio de 11,3°C faz Três Lagoas registrar uma das manhãs mais frias do ano nesta terça

Massa de ar frio provocou queda nas temperaturas, porém previsão aponta aquecimento gradual nos próximos dias e tempo seco no município

Três Lagoas abre 639 vagas de emprego nos cinco primeiros meses do ano em MS, segundo FIEMS

Município aparece em terceiro lugar no ranking estadual de geração de empregos no período, impulsionado pelo crescimento do setor industrial e por novos investimentos na economia local