24.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 22 de julho, 2025

Justiça nega liminares sobre superlotação de presídios em MS

11/07/2016 – Atualizado em 11/07/2016

Por: Marcio Ribeiro com Bolsão em Destaque

A Justiça negou dois pedidos liminares feitos pelo Ministério Público Estadual (MP-MS) e pela Defensoria Pública sobre superlotação nos presídios de Mato Grosso do Sul. Decisões do juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, foram publicadas nesta sexta-feira (8).

Na primeira ação civil pública, o MP-MS queria forçar o governo do estado a: transferir os presos excedentes para outras unidades penais ou que fossem locados imóveis para servir de presídio, com a contratação de plantonistas; incluir no orçamento previsão de recursos financeiros para construir novas vagas até o limite das necessidades existentes; reformar as unidades penais existentes na capital; proibir o recebimento de outros presos nas unidades penais superlotadas; entre outras exigências.

No caso da Defensoria Pública, a ação civil pública pretendia forçar o governo do estado a incluir, no próximo orçamento, previsão de recursos para construir novas penitenciárias de segurança máxima e pedia, com urgência, interdição parcial do presídio de segurança máxima de Campo Grande, de modo que somente se permitisse a entrada de um preso para cada dois que tivessem saído.

Além de negar os pedidos, Oliveira determinou que o governo apresente cópia do plano plurianual de segurança pública, número de presos que ganharam a liberdade em 2015, índice de reincidência dos presos que cumprem pena no estado em 2015, número de mandados de prisão cumpridos a cada mês ou trimestre em 2016, número de mandados de prisão em aberto no estado, valor de custo para o estado manter um preso e quanto o estado gastou nesta área em 2015.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mais de 200 vagas de emprego estão disponíveis nesta terça em Três Lagoas

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio. Interessados devem comparecer na Casa do Trabalhador para cadastro com RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Com caso envolvendo Três Lagoas, Havan é proibida de exibir vídeos de “Amostradinhos” nas redes sociais

Autoridade Nacional de Proteção de Dados apontou uma violação à Lei Geral de Proteção de Dados por exposição de suspeitos sem consentimento, onde varejista de Luciano Hang tenta reverter decisão.

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 3 recebem parcela de julho nesta terça-feira

Em julho, o programa social Bolsa Família contemplará 190,6 mil famílias em Mato Grosso do Sul, com um investimento total de R$ 129,6 milhões