27.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 18 de agosto, 2025

Justiça mantém condenação por matança de animais no CCZ de Três Lagoas

24/08/2017 10h45

Por: Ana Carolina Kozara

A Justiça de Mato Grosso do Sul manteve a condenação da Prefeitura de Três Lagoas, acusada de praticar a política de extermínio de animais no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade.

A decisão foi da Juíza Aline Beatriz de Oliveira Lacerda, que determinou a obrigação do município no cuidado com os animais. A sentença foi proferida nessa terça-feira (21).

A ação considera que, nas gestões anteriores, o município realizava a matança indiscriminada de animais. No período de dois anos o CCZ sacrificou 6.256 animais, o que se resume em uma média de 260 bichos mortos, que teriam sido diagnosticados com doenças diversas, mas que em sua maioria não apresentavam nenhum indicativo de doença nociva à saúde e segurança dos seres humanos, ou que estivessem em fase terminal.

A matança foi denunciada pela Caçula FM, e no ano de 2015 a justiça havia condenado a Prefeitura em Ação Civil Pública ajuizada pelo MPE – MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) a implantar serviços de controle reprodutivo e extinguir qualquer prática de eutanásia em animais saudáveis. As ações deveriam ser implantadas no prazo máximo de três meses.

A administração municipal recorreu à decisão e nesta semana a justiça determinou que em no prazo máximo de 90 dias a Prefeitura de Três Lagoas terá que implantar um programa para controlar a reprodução de cães e gatos, promover campanhas de adoção e de conscientização sobre a posse responsável, necessidade de vacinação. Caso as determinações não sejam cumpridas no prazo determinado, foi estipulada uma pena de multa diária no valor de R$ 1000, ficando limitado a R$100.000.

A determinação prevê a proibição da eutanásia através de câmara de gás ou qualquer outro procedimento que possa causar o sofrimento do animal no processo de morte.

O documento prevê que a eutanásia só pode ser realizada em casos que o animal seja nocivo à segurança dos seres humanos, estejam em fase terminal ou com um quadro de saúde irreversível. Os animais que precisem passar por este processo deveram ser diagnosticados por um médico veterinário e o prontuário com os métodos e técnicas empregados devem ser disponibilizados para a fiscalização dos órgãos competentes.

A Prefeitura de Três Lagoas informou que fará com que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio de Comunicado Interno (CI), passe a ficar ciente dessa sentença e promova ações no sentido de cumprir essas determinações, avaliando o que já é feito pelo Município e o que ainda deve ser implantado e, com isso, ficar dentro dos conformes da decisão. Em relação à multa, disse apenas que ela se aplica caso o município não cumpra a determinação, algo que não ocorrerá, haja vista que as ações necessárias serão colocadas em prática no mais breve tempo possível.

Foto: Caçula FM

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Avião de Lauana Prado realiza pouso de emergência após voo

Apesar da gravidade da situação, ninguém da tripulação ou da equipe de Lauana se feriu

Moraes mantém condenação de mulher que pichou estátua no 8 de Janeiro

Cabeleireira foi condenada a 14 anos de prisão por participar dos atos O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira...

Ciclone extratropical: MS pode registrar temporal nesta semana

Ciclone extratropical que começou no norte da Argentina chega a Mato Grosso do Sul a partir de terça-feira (19) Depois de semanas marcadas por um...