22.5 C
Três Lagoas
domingo, 4 de maio, 2025

Justiça determina construção imediata de Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos em Paranaíba

A decisão da Justiça atende ao pedido do Ministério Público de Paranaíba, e determina que o Município comece a construir imediatamente uma Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTR), o conhecido aterro sanitário.

A decisão judicial ainda proíbe a gestão municipal de realizar eventos festivos, patrocínios ou gastos com publicidade até que a sentença seja cumprida.

Em audiência realizada em 2023, foi firmado um acordo entre o MPMS e a Prefeitura de Paranaíba, no qual a administração municipal se comprometeu a construir a UTR no local onde está localizado o Aterro Sanitário Municipal, conforme cronograma apresentado pela Prefeitura de Paranaíba. Na ocasião, ficou decidido que o descumprimento dos prazos acarretaria o bloqueio das verbas publicitárias e para a realização de eventos.

O município de Paranaíba informou, em agosto de 2024, que havia dado início às obras da UTR. Em seguida, o MPMS manifestou que a administração municipal não apresentou o Projeto Básico, contendo o planejamento arquitetônico estrutural, elétrico e hidrossanitário da obra, bem como os boletins de medição e cronograma físico-financeiro atualizado do vencedor da licitação. A 1ª Promotoria de Justiça de Paranaíba, sob a titularidade da Promotora de Justiça Juliana Nonato, solicitou a intimação da Prefeitura para a apresentação dos documentos.

Em contrapartida, a Prefeitura solicitou o prazo de 60 dias para a apresentação dos documentos. O MPMS requereu, por fim, o bloqueio das verbas publicitárias e da vedação de gastos com eventos festivos até que a Prefeitura de Paranaíba cumpra o acordo e efetive a construção da UTR. A 2ª Vara Cível acolheu o pedido da 1ª Promotoria de Justiça de Paranaíba.

Nossa reportagem entrou em contato com o Município e aguarda o posicionamento da Prefeitura de Paranaíba.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura não repassará custo da Taxa do Lixo 2025 para a população de Três Lagoas

A decisão reflete o compromisso da atual gestão com a responsabilidade fiscal e o cuidado com os recursos públicos.

Manicure de Três Lagoas luta para provar que está viva e se revolta com indenização de apenas R$ 3 mil

Após ser declarada morta no SUS, mulher de 57 anos enfrenta calvário judicial para ter direito à saúde, pagar tratamentos do próprio bolso e ainda contesta valor irrisório fixado como reparação por danos morais.

Aumento de casos respiratórios pressiona hospitais e reforça necessidade de vacinação contra gripe

Assim como em diversas cidades de Mato Grosso do Sul e do país, os hospitais locais estão enfrentando um crescimento significativo na procura por atendimentos relacionados a síndromes gripais, pneumonias e outras doenças respiratórias.