31.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de agosto, 2025

Justiça denuncia Vera Helena, mas Câmara Municipal não acata pedido e nega abertura de CP

06/11/2013 – Atualizado em 06/11/2013

Além da vereadora, seu ex- assessor e mestre de capoeira “Sapela” também foi denunciado nas ações e juntos terão que devolver quase R$ 59 mil reais

Por: Da Redação

A vereadora de Três Lagoas, Vera Helena Arsioli Pinho (PMDB) foi denunciada em duas ações judiciais – civil e criminal – e foi apontada pelos crimes de improbidade administrativa e peculato. Se condenada, além de devolver R$ 58.299,68 junto com seu ex-assessor Edson Ferreira da Silva, o mestre “Sapela”, a legisladora também responderá por peculato, previsto no Código Penal Brasileiro.

PROCESSOS E PEDIDO FEITO PELO JUIZ

O pedido foi feito pelo Excelentíssimo, Juiz de Direito da comarca de Três Lagoas, Dr. Ronaldo Gonçalves Onofri que enviou ao presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, Jorge Aparecido Gonçalves, o “Jorginho do Gás” um ofício contendo todos os detalhes dos processos que rege contra a vereadora e seu ex-assessor “Sapela”.

DENÚNCIA COMPROVADA

O documento indica através de provas com fotos e filmagens que foram feitas pelo Ministério Público Estadual (MPE) que “Sapela” recebia mensalmente seu salário como assessor parlamentar da vereadora e não exercia sua função diariamente na Câmara Municipal ou em qualquer outro local.

A acusação indica que o ex-assessor dava entrada ao trabalho às 07h e ao invés de permanecer em seu posto de trabalho, deixava o local e seguia para uma academia na cidade onde ministra aulas de capoeira.

No final do expediente na câmara previsto para às 13h, “Sapela” voltava a câmara e “batia” seu ponto dando a saída no emprego e logo retornava para a academia, conforme foi confirmado pela dona e funcionários do estabelecimento que também foram ouvidos durante a apuração do processo.

CONFIRMAÇÃO DE VERA HELENA

A denúncia também informa que a vereadora Vera Helena confirmou o ilícito, mas disse que “Sapela” prestava serviços voluntários a comunidade carente em outros horários em pontos alternados do município, o que fazia com que ele recebesse mensalmente seu salário.

DENÚNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Diante das provas colhidas, o Ministério Público Estadual propôs duas ações, uma de improbidade administrativa e a outra de peculato contra a legisladora e seu ex-assessor para que devolvam a quantia arbitrada pelo juiz de Direito, conforme foi citado no início da matéria.

CPI NEGADA

O Presidente Jorginho do Gás cumprindo o dispositivo do Decreto-Lei 201/67, leu a determinação judicial e colocou em votação por maioria simples, a criação de uma Comissão Processante, que não foi aceita pela votação unanime dos vereadores presentes. Os vereadores Jorge Martinho e Nilo Cândido estavam ausentes na sessão, e devido à função de presidente da casa, “Jorginho do Gás” também não votou por estar impedido, a não ser em caso de empate, conforme prevê no regimento interno da casa.

Mesmo com a negativa do pedido de abertura de uma Comissão Processante (CP) feita aos vereadores, “Sapela” e Vera Helena continuará respondendo na Justiça comum e poderão ser condenados pelas acusações feitas pelo MP.

VEREADORES SUPLENTES

Se a Câmara Municipal instaurasse a criação da CPI na sessão de ontem após oitivas e outras apurações que pudesse condenar a vereadora ao crime denunciado, Vera Helena poderia perder o mandato.

Assim sendo, assumiria como vereador o 2º suplente do PMDB, Antônio Rialino ou o 1º suplente do mesmo partido, Luciano Dutra, caso deixasse seu cargo público que atualmente exerce como Secretário de Desenvolvimento Econômico na gestão da prefeita Márcia Moura (PMDB).

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista quase sofre acidente com linha de pipa cortante em Três Lagoas e faz apelo à população

Rafael Basilio relatou em rede social o risco que enfrentou ao ser surpreendido por linha com cerol ou chilena no centro da cidade e cobrou mais responsabilidade de pais e fiscalização das autoridades

Baratta conquista 4º lugar nos Jogos Mundiais ABADÁ-Capoeira 2025

José Augusto Dias Baratta representa o Brasil no Rio de Janeiro e entra para o ranking dos melhores do mundo na categoria “Viola”

UFMS lança projeto PET Saúde Digital e inaugura Clínica Escola em Três Lagoas

Projeto inovador, coordenado pelo professor Alisson Oliveira busca integrar tecnologia e saúde no SUS, enquanto a nova Clínica Escola da universidade inicia atendimentos à população com foco em formação acadêmica e cuidado especializado