18 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de junho, 2026

Justiça de SP condena auxiliar de enfermagem que fingiu aplicar vacina em idoso

A Justiça de São Paulo condenou uma auxiliar de enfermagem por improbidade administrativa depois que ela fingiu ter aplicado a vacina contra a covid-19 em um idoso. 

O caso aconteceu em março no Consultório Médico Municipal Jerônimo Figueira da Costa Neto, em Votuporanga, no noroeste paulista, e foi filmado pela família da vítima. 

Após o episódio vir a público, ela foi demitida por justa causa.

A decisão é do juiz Reinaldo Moura de Souza, da 1.ª Vara Cível da Comarca de Votuporanga, para quem a funcionária foi ‘negligente e imprudente’. 

Ele determinou o pagamento de multa correspondente a duas vezes o valor da última remuneração, a suspensão dos direitos políticos por três anos e a proibição de contratar ou receber incentivos do Poder Público pelo mesmo período. Cabe recurso da sentença.

“Veja-se que em meio à pandemia da Covid-19, diante de inúmeras mortes e do caos na saúde pública, o que levou toda a população ao anseio desesperado pela vacinação, que se mostrava naquele momento o meio mais eficaz de combate, a requerida, deliberadamente, aplicou “ar” no braço do idoso, frustrando toda sua expectativa de imunização e em total infração aos seus deveres. Este tipo de conduta é desprezível, censurável e jamais pode ser aceita pelo cidadão pagador de impostos, tampouco pode ser tolerada pela administração pública”, diz um trecho da decisão.

A condenação foi imposta em uma ação civil movida pelo Ministério Público de São Paulo. 

O órgão disse que a auxiliar de enfermagem desviou a dose da vacina e pediu que fosse imposta uma multa de R$ 50 mil por danos morais coletivos. 

A funcionária, por sua vez, negou ter agido com intenção e alegou que a gravação foi ‘clandestina’ e não poderia ser usada como prova. 

O vídeo mostra o momento em que, na aplicação da vacina, a auxiliar insere a agulha no braço do idoso e finge aplicar o líquido.

“Não obstante os argumentos da requerida, o desrespeito aos princípios da administração pública é evidente e ultrapassa a mera inabilidade, despreparo ou incompetência”, rebateu o juiz.

Informações do site Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Uma das maiores Campanhas do Agasalho já realizadas em Três Lagoas inicia entrega às famílias em situação de vulnerabilidade

A Prefeitura de Três Lagoas iniciou, na tarde desta sexta-feira, 26 de junho, a entrega dos agasalhos e cobertores arrecadados durante a Campanha do...

VÍDEO: Casa do Trabalhador oferecerá vagas e orientação profissional na 1ª Feira da Cidadania

A população de Três Lagoas contará com diversos serviços gratuitos durante a 1ª Feira da Cidadania, que será realizada neste sábado (27), das 7h...

VÍDEO: Misto recebe o Aquidauanense neste sábado em Três Lagoas pela Série B estadual

O Misto Esporte Clube, o Carcará da Fronteira, volta a campo neste sábado (27) pela segunda rodada da Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense de...