21.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de julho, 2025

Justiça condena dois bombeiros a 1,5 mil anos por desvio de verbas

05/02/2014 – Atualizado em 05/02/2014

Por: Terra

Dois oficiais do Corpo de Bombeiros da Paraíba foram condenados na segunda-feira na Vara Militar do Fórum Criminal de João Pessoa a mais de 1,5 mil anos de prisão por envolvimento em crimes relacionados com desvio de verbas do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom), ocorrido em 2003. O tenente-coronel Horácio José dos Santos e o major Marcelo Lins dos Santos foram considerados culpados dos crimes de peculato e falsidade ideológica.

Os dois bombeiros vão poder recorrer em liberdade, segundo a sentença. Outros dois majores foram absolvidos das acusações.

Como os réus são oficiais, as penas vão ser cumpridas dentro do estabelecimentos militares da instituição. Ainda cabem recurso da primeira decisão de condenação ao Tribunal de Justiça, Supremo Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal.

Segundo a juíza Isamonia Vanessa de Freitas Paiva, que responde pela Vara, o limite temporal máximo dentro do sistema constitucional e processual é de 30 anos, também correspondente ao Código Penal Militar, que tem o mesmo limite. “A princípio eles cumprirão os 30 anos. Não há como especificar uma possível diminuição da pena caso um recurso seja acatado. Isso fica a critério do Tribunal”, ressaltou.

Os acusados responderam à maior parte do processo em liberdade. O decreto preventivo foi revogado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, que entendeu não estarem presente os requisitos para a manutenção cautelar. “O julgamento foi tranquilo, decorreu dentro da normalidade sem alteração das partes ou pelos advogados. Foi longo devido ao volume do processo, que consta com 13 volumes, quatro acusados e muitos delitos imputados a cada um, e cinco advogados constituídos. Por isso a demora no julgamento”, disse a juíza.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jacaré ataca cadela na Lagoa Maior e moradores temem risco a crianças

Ataque ocorreu na sexta-feira (4); protetoras resgataram cadela e pedem ação imediata das autoridades Um jacaré atacou uma cadelinha nas margens da Lagoa Maior, em...

Suzano abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Três Lagoas e Brasilândia

A empresa Suzano, referência global na produção de celulose, está com inscrições abertas para cinco vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) nos municípios...

Câmara Municipal adia sessão ordinária em respeito ao falecimento da ex-vereadora Marlene Martinho

A Câmara Municipal de Três Lagoas informou que a sessão ordinária prevista para esta terça-feira (8) foi adiada para quarta-feira (9), às 8h, em...