25.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de julho, 2024

‘Junho Vermelho’ destaca a importância da doação de sangue em todo o estado

No mês de junho, a cor vermelha ganha um significado especial por simbolizar uma nobre causa: a doação de sangue. Pensando nisso, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Rede Hemosul MS, promove a campanha ‘Junho Vermelho’, uma iniciativa que busca sensibilizar a população sobre a importância desse gesto solidário, especialmente no Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 de junho.

Para a coordenadora da Rede Hemosul MS, Marina Sawada Torres, a data reforça a importância vital da doação de sangue. “É um período em que intensificamos nossos esforços para conscientizar a população sobre a necessidade contínua de doações, especialmente em tempos mais frios, quando os estoques tendem a diminuir”, aponta Sawada.

Para que haja o acesso ao sangue para todos que necessitam é necessário garantir que os voluntários façam a doação de sangue regularmente. Um programa de doação de sangue com a participação da população é fundamental para atender a necessidade de transfusões de sangue em tempos de paz, bem como em situações de emergência que causem aumento súbito na demanda de sangue, tais como acidentes de trânsito entre outros ou quando há uma damanda maior dos pacientes da hematologia e oncologia.

Durante o ‘Junho Vermelho’ a Rede Hemosul promoverá diversas ações para incentivar a doação de sangue, como campanhas de conscientização, palestras educativas e parcerias com empresas e instituições públicas para facilitar o acesso dos doadores aos postos de coleta.

“Para multiplicar a conscientização, foi planejada uma campanha para as redes sociais humanizada, contando algumas histórias dos nossos doadores fidelizados. Também várias parceiras com empresas e instituições foram realizadas para movimentar o período e incentivá-las a participar dessa causa tão nobre. Contamos com o apoio de todos para salvar vidas”, convocou Marina.

Vamos abraçar essa causa e fazer a diferença na vida de quem precisa. Doe sangue, doe vida. Cada gota de solidariedade faz a diferença!

Doação

Para doar sangue é necessário comparecer a uma das unidades de coleta portando documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados pelo pai ou mãe ou responsável legal. A primeira doação é até os 60 anos, é preciso ter 51kg ou mais e estar bem alimentado e hidratado para realizar a doação.

Não existe um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações. Doar sangue é um ato de solidariedade, então, faça a sua parte. Procure o hemocentro mais próximo e doe sangue regularmente. Doar sangue salva vidas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dia dos Pais deve movimentar quase R$ 350 milhões em MS

Pesquisa foi realizada pelo Sistema Fecomércio/MS e pelo SEBRAE/MS e divulgada nesta segunda-feira, 15.

Adolescente de 12 anos denuncia padrasto por tentativa de abuso em Três Lagoas

Caso teria acontecido no último sábado, 20, onde relatou situação à seu pai.

Rádio Patrulha cumpre mandado de prisão em ocorrência de vias de fato

Caso aconteceu no Santa Terezinha durante o último sábado, 20.