22 C
Três Lagoas
sexta-feira, 2 de maio, 2025

Julgamento de acusada de pichação e participação nos atos de 8 de janeiro é suspenso pelo STF

O julgamento de uma mulher acusada de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e de pichar a frase “Perdeu, mané” na estátua A Justiça, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), foi suspenso nesta segunda-feira (24) por um pedido de vista do ministro Luiz Fux. O caso está sendo analisado pela Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Fux.

O julgamento virtual começou na sexta-feira (21), quando Moraes votou pela condenação da acusada a 14 anos de prisão, por cinco crimes: tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada. Dino seguiu o voto do relator, fazendo o placar 2 a 0. Não há data definida para a continuação do julgamento.

Moraes afirmou que a acusada vandalizou a escultura A Justiça, mesmo com o espaço público já depredado. A frase pichada foi dita por Luís Roberto Barroso, presidente do STF, em 2022, após ser importunado em um evento nos EUA por apoiadores de Jair Bolsonaro.

A defesa da acusada, em nota, criticou o voto de Moraes, chamando-o de “marco vergonhoso” e classificando o julgamento como “político”. Os advogados alegaram que a acusada nunca teve envolvimento com crimes e que a acusação de associação criminosa por “passar batom na estátua” é um erro jurídico.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

iPhones com iOS antigo perderão acesso ao WhatsApp na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira (5), o WhatsApp deixará de funcionar em iPhones com iOS inferior à versão 15.1. O aplicativo também não é...

Ataque com canivete deixa jovem em estado grave durante evento em Três Lagoas

Três pessoas foram esfaqueadas no Balneário Municipal durante torneio de pesca na noite desta sexta-feira, 02, onde agressor segue foragido e Polícia Civil investiga o caso.

Carro desgovernado derruba semáforo em avenida próximo à Rodoviária em Três Lagoas

Motorista com sinais de embriaguez colidiu violentamente em cruzamento movimentado e precisou ser algemado após comportamento agressivo.