19.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 11 de novembro, 2025

Juíza usa meme do Homem-Aranha e é repreendida pelo TRF-2

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) emitiu uma repreensão aos magistrados após a juíza federal substituta de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, Karina Dusse, utilizar um meme do Homem-Aranha em um documento judicial. A situação ocorreu quando a juíza recebeu um ofício destinado à 3ª Vara Federal de Volta Redonda, mas que havia sido erroneamente enviado para a 1ª Vara Federal. Diante da confusão administrativa, a magistrada utilizou o meme onde os personagens se apontam mutuamente como impostores para ilustrar a situação.

Em resposta, o TRF-2, que abrange os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, recomendou moderação no uso de expressões informais e imagens em documentos oficiais. A corregedora Leticia de Santis Mello emitiu uma orientação formal sobre o uso de referências culturais no ambiente jurídico. No documento, ela reconheceu a importância de eliminar formalidades excessivas, mas enfatizou a necessidade de manter o equilíbrio entre uma linguagem acessível e a seriedade institucional.

“Ainda que seja importante eliminar a excessiva formalidade em todas as comunicações do Poder Judiciário e assegurar que a linguagem utilizada seja simples e acessível à sociedade em geral, devem ser evitados elementos que possam suscitar dúvidas quanto à seriedade e decoro dos magistrados”, destacou a corregedora. Sem mencionar diretamente a juíza, os magistrados foram orientados a utilizar “com prudência e parcimônia expressões informais, referências culturais e recursos de visual law nos atos jurisdicionais”.

A imagem original do meme é do episódio “Dupla Identidade” da série animada “Homem-Aranha”, de 1967, onde o protagonista Peter Parker enfrenta o criminoso Charles Cameo. O meme, popular desde 2011, é frequentemente usado para representar situações de confusão e ironia.

Com informações CNN Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Força Tática invade casa após denúncia e descobre macaco mantido ilegalmente no Novo Ipanema

Operação mobilizou Conselho Tutelar e Polícia Militar Ambiental após flagrante de abandono de incapaz e crime ambiental.

Lideranças indígenas de MS ameaçam bloquear rodovias contra possível exoneração de coordenador da Funai

Representantes protestam contra a saída de Elvis Terena e prometem mobilização em caso de demissão

Casa do Trabalhador de Três Lagoas oferece 85 vagas de empregos

Oportunidades são principalmente para pedreiro, servente de obras, operador de produção e auxiliar de linha de produção. A Casa do Trabalhador de Três Lagoas está...