Eles também relataram preocupação com alto índice de acidentes de trânsito e pediram cuidado e cumprimento das leis
A terceira sessão ordinária do Parlamento Jovem da Câmara de Vereadores de Três Lagoas foi realizada na noite desta terça-feira (26), sendo marcada pela apresentação de dois projetos de lei, as indicações dos jovens vereadores e ainda pelas falas expressando preocupação com a incidência de acidentes de trânsito no município.
O PL nº6, de autoria da presidente do Parlamento Jovem, Sara Cortes (EE Edwards Corrêa, apadrinhada pelo vereador Tonhão), propõe a criação de política pública para diagnóstico tardio do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ideia é que a rede pública tenha especialistas e estrutura para oferecer exames e testes que permitam que adultos e idosos possam buscar o diagnóstico do transtorno.
O PL nº7, de autoria do jovem vereador Samuel Santana (EE Jomap, apadrinhado pelo vereador Mário Grespan) estabelece a criação de um programa municipal de combate ao cyberbullying nas escolas do município. Os dois projetos apresentados na sessão foram encaminhados para análises e pareceres das comissões permanentes do Parlamento Jovem.
Durante a sessão, um assunto também teve destaque entre os jovens vereadores: a preocupação com a alta incidência de acidentes de trânsito na cidade. O jovem parlamentar Arthur Ramos relatou que um professor de arte da sua escola, Afonso Pena, foi atropelado em frente à unidade, em um local onde consta sinalização de “PARE” e tem uma faixa para pedestre. Pedro Ramires também contou sobre um atropelamento de criança, perto de escola.
Outros jovens vereadores que trouxeram o assunto à sessão, foram Sara Leite e Rafael de Sales. Este descreveu ter presenciado dois acidentes próximos, envolvendo humano e animal. Já o jovem Ryan Costa também alertou para o descumprimento das leis de trânsito e da imprudência que, na vinda para a sessão, quase vitimou ele e sua mãe, que estavam de moto.
O presidente da Câmara, vereador Tonhão, além dos vereadores Sirlene dos Santos, Marco Silva e Professor Pedrinho Júnior, assim como assessores de outros parlamentares, prestigiaram a sessão.
CAMPANHA
Durante a sessão, a diretora da Escola do Legislativo, Rebecca Crisley, usou a tribuna para falar sobre uma campanha idealizada pelos jovens vereadores: arrecadação de leite para doação a idosos, durante o mês de setembro. O projeto ganhou o título “Nutrição que Acolhe”. A arrecadação acontecerá nas escolas dos jovens parlamentares e na Câmara, do dia 1º ao 30, em alusão ao Dia do Idoso (1º de outubro). A proposta é que além a doação, os jovens participem de uma programação de integração e afetividade com o público idoso, durante uma visita especial, no mês de outubro.
INDICAÇÕES
Geiziel Fellipe solicitou melhorias na iluminação de via de acesso ao Jupiá. Maria Fernanda pediu documento para atendimento prioritário a portadores de fibromialgia. Ryan Costa requisitou melhoria de iluminação pública e limpeza de terreno. Leonardo Alencar sugeriu estudo para implantar pesca esportiva na Lagoa Maior. Pietro Balen indicou implantação de complexo aquático municipal. Sara Cortes fez indicação para que a prefeitura adote medidas de incentivo ao primeiro emprego. Sara Leite reivindicou a criação de um espaço para teatro e museu. Pedro Ramirez pediu pintura de faixas de pedestre na avenida Clodoaldo Garcia e na Yamaguti Kankit, próximo à UPA. Lucas Otero pediu melhoria na segurança nos pontos de ônibus. Samuel Santana requisitou melhoria da iluminação e mão única na rua Elmano Soares, nos fundos da escola Jomap.