27.1 C
Três Lagoas
sábado, 2 de agosto, 2025

Jovens ingerem 15% das calorias diárias em refrigerantes

Saúde – 23/03/2013 – 08:03

De acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), os adolescentes brasileiros estão abusando de refrigerante, sucos de caixinha e sucos em pó, além de ter uma dieta deficiente em bebidas saudáveis, como o leite. Os resultados foram publicados em março na revista BMC Public Health. O trabalho será apresentado dia 19 de março no Congresso Paulista de Pediatria e avaliou a ingestão de líquidos de 831 crianças e adolescentes de 3 a 17 anos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife. Parte do estudo foi custeada pelo Danone Research, na França.

O estudo descobriu que, da infância à adolescência, o volume diário do consumo de bebidas açucaradas aumenta (de 420 ml para 780 ml), enquanto que o de leite e bebidas lácteas cai (de 510 ml para 320 ml). O consumo de água se mantém quase igual em todas as idades, constituindo cerca de 30% do volume total de líquido. Os autores também descobriram a quantidade de calorias ingeridas diariamente provinda de bebidas açucaradas. Entre adolescentes de 11 a 17 anos, 15% das calorias diárias provêm dessas bebidas. Para as crianças de sete a dez anos, essa taxa é de 12% e, para o grupo de quatro a seis anos, 8%.

Essas calorias em forma de bebidas açucaradas entre os sete e os 17 anos excede a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) de 10% de açúcares na dieta, incluindo alimentos sólidos. O artigo aponta ainda que os refrigerantes são a maior fonte de calorias de bebidas entre os adolescentes: são 207 por dia, equivalente a 10% do consumo total recomendado.

Segundo os cientistas, é preciso ensinar desde cedo que o consumo desse tipo de bebida não deve ser feito de forma deliberada, para matar a sede, e que o consumo de água deve ser aconselhado. A ingestão excessiva de bebidas açucaradas, combinada com outros maus hábitos, pode levar a problemas como obesidade infantil.

Proteja seu filho da obesidade infantil

Manter as crianças dentro de uma dieta saudável dá trabalho, principalmente quando elas adoram ir ao supermercado e ficam com olhos gulosos para cima das prateleiras de salgadinhos, doces e congelados. Segundo dados do Ministério da Saúde, uma em cada três crianças no Brasil está acima do peso, podendo chegar à obesidade (situação em que os quilos sobrando já são encarados como doença). “Educar o paladar das crianças é a melhor forma de evitar problemas com a balança na idade adulta”, afirma a nutricionista Raquel Maranhão, da empresa BeSlim.

Fonte: UOL Notícias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS registra 7.636 casos confirmados de dengue em novo boletim

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Ação piloto da SES em Inocência será modelo para municípios de MS em expansão

Trabalho desenvolvido por equipes técnicas da SES testou novo formato de resposta para apoiar municípios impactados por grandes empreendimentos e crescimento acelerado

Agricultura familiar movimenta R$ 15 mil e atrai público em Três Lagoas

Evento reuniu agricultores, técnicos e comunidade com foco em produção local e desenvolvimento rural sustentável A primeira edição da Semana da Agricultura Familiar, realizada em...