23.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 28 de julho, 2025

Jovens estudantes criam motor que usa água como combustível

26/12/2013 – Atualizado em 26/12/2013

Acreano cria moto que usa combustível à base de água e faz 60 km por litro

Por:Dourados Agora

Desde o mês de setembro os acadêmicos Douglas Felipe Reck, Marcos Henrique da Trindade e Júlio Cesar Cardoso, do primeiro semestre do curso de Engenharia Civil da Faculdade Mater Dei, com a supervisão do professor de Química, Rogério Félix Blanco, vêm desenvolvendo uma ideia inovadora e sustentável, um motor movido a água.

O primeiro protótipo do trabalho foi apresentado na feira de tecnologia de Pato Branco, a Inventum, realizada no início de novembro. O protótipo do motor, ou no caso da célula eletro-química, desenvolvida pelos acadêmicos foi instalada e apresentada em um quadriciclo. Jovens estudantes criam motor que usa água como combustível Mas a pergunta que surge é, porque estudantes de Engenharia Civil estão desenvolvendo motores? E a resposta é simples, a ideia surgiu com base em estudos para a geração de energia sustentável. “Nossa ideia era buscar uma forma de combustível alternativo que não fosse poluente e fosse econômica”, conta Júlio Cesar. “Ele é um combustível para vários tipos de motores a combustão. A partir dele eu posso gerar energia elétrica para uma casa.”, complementa Douglas. “Este pode ser o combustível do futuro. Não poluente e muito econômico.”, acrescenta Marcos.

Até o momento a equipe, que tem recebido apoio total da Faculdade Mater Dei no desenvolvimento do trabalho, já consegue fazer o motor funcionar com 50% de água misturado a 50% de gasolina.

O objetivo, segundo o grupo, é evoluir o projeto a ponto de utilizar 100% de água como combustível. “A partir da eletrólise é feita a quebra da água criando os gases hidrogênio e oxigênio que dentro do motor após a explosão voltam a ser água. Com o motor 100% a água é só água que vai sair do escapamento, e o ar que o próprio motor puxa. Somente com água o motor vai render muito mais, porque o hidrogênio gera uma explosão muito mais potente do que a gasolina. Com 350 ml de água dá para fazer 500 quilômetros.”, explica Douglas.

O poder do hidrogênio

Os estudantes comentam que a explosão provocada pelo hidrogênio é tão potente que na mesma proporção ela possui capacidade sete vezes mais destrutiva que a bomba de Hiroshima. E é exatamente este o problema, segundo o professor Rogério, para desenvolver imediatamente um motor 100% movido a água. “Até ele chegar a este nível, isso demanda de pesquisa.”, pontua. Os estudantes acertaram o funcionamento do protótipo apenas na terceira tentativa.

Douglas comenta que em uma primeira experiência caseira que fez junto ao irmão Diogo, a explosão resultante foi tão alta que o deixou surdo por algumas horas.

Eficiência

Mesmo ainda funcionando com 50% de água e 50% de gasolina o motor já apresenta diversas vantagens em relação aos motores comuns. “Nosso protótipo usa combustível e hidrogênio ao mesmo tempo, na proporção de meio a meio. Do jeito que ele está agora ele já apresenta economia de 50% de combustível, e com isso a poluição diminuiu pela metade, a potência do motor aumentou em 20% de torque e o motor fica mais durável porque o hidrogênio limpa o motor.”, ressalta Douglas.

Publicação

Além de ter sido apresentado para os visitantes da Inventum o projeto desenvolvido por Douglas, Marcos e Júlio está inscrito para ser publicado no próximo ano no Congresso Nacional de Química que ocorre em maio de 2014.

Acadêmicos de Engenharia Civil da Faculdade Mater Dei, com a supervisão do professor de Química, Rogério Félix Blanco, vêm desenvolvendo uma ideia inovadora e sustentável, um motor movido a água(www.soemrondonia.com.br)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Capacitação fortalece Defesa Civil de Três Lagoas em situações de emergência

Voluntários receberam treinamento prático em primeiros cuidados, com foco em atendimento eficaz durante eventos e ocorrências críticas A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da...

Ovando destina R$ 18,6 milhões para reforçar saúde em MS

Verba federal contemplará mais de 30 municípios com melhorias em hospitais, equipamentos e serviços públicos de saúde O deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP-MS) destinou...

Formação técnica abre portas para 238 novos profissionais de TI em MS

Programa Voucher Desenvolvedor já registra alunos contratados antes mesmo da formatura Com foco na empregabilidade e formação técnica gratuita, 238 alunos de cinco cidades de...