14.5 C
Três Lagoas
domingo, 6 de julho, 2025

Jovem de 20 anos que não gostava de tomar água retira mais de 300 pedras de um rim

Maiores pedras removidas durante o procedimento cirúrgico tinham aproximadamente 2 cm de diâmetro

Médicos do Hospital de Chi Mei, em Taiwan, realizam procedimento para retirar centenas de cálculos renais de mulher de 20 anos que não consumia água, optando por chás e bebidas açucaradas. Desidratação crônica é apontada como principal causa do problema.

Uma jovem taiwanesa, de 20 anos, foi submetida a uma cirurgia de emergência para a remoção de mais de 300 pedras do rim esquerdo. O Hospital de Chi Mei, onde a paciente foi atendida, divulgou um comunicado informando que a mulher procurou a emergência apresentando febre e dores no quadril.

A paciente admitiu não apreciar a ingestão de água, optando frequentemente por chás e bebidas açucaradas. Os médicos destacam que a desidratação crônica foi um dos principais fatores que levaram à formação massiva de pedras nos rins.

As maiores pedras removidas durante o procedimento cirúrgico tinham aproximadamente 2 cm de diâmetro, sendo que apenas o rim esquerdo foi afetado. A intervenção realizada foi uma nefrolitotripsia percutânea, considerada minimamente invasiva, na qual as pedras foram retiradas por meio de um pequeno corte nas costas da paciente. Poucos dias após o procedimento, ela recebeu alta hospitalar.

Os cálculos renais, popularmente conhecidos como pedras nos rins, são uma condição dolorosa que atinge cerca de 10 milhões de brasileiros, conforme dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Essas massas duras formam-se no trato urinário, podendo causar dor intensa, hemorragia, infecções e bloqueio do fluxo urinário. A dieta rica em proteína de fonte animal, histórico familiar e a falta de ingestão adequada de água são fatores comuns associados à ocorrência desses cálculos.

Com informações O Sulmatogrossense

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS será um dos primeiros estados do Brasil a universalizar rede de esgoto

Meta é alcançar 90% de cobertura até 2028; obras já beneficiam milhares de famílias no interior

R$ 16 mil mensais: veja os cargos com os maiores salários no Enem dos Concursos

Inscrições estão abertas até 20 de julho; provas serão aplicadas em 5 de outubro em todo o país O Concurso Nacional Unificado — apelidado de...

Após corrida por aplicativo, homem é esfaqueado em Campo Grande

Vítima levou quatro facadas e teve o pulmão perfurado; criminosos seguem foragidos. Um entregador de 27 anos foi brutalmente esfaqueado e teve o celular roubado...