19 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho, 2026

Jorge Martinho permanece calado em CPI

Política – 23/09/2012 – 12:09

Nessa sexta-feira(21), a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que está investigando possíveis irregularidades cometidas pelo vereador Jorge Martinho (PSD) esteve reunida para ouvir o depoimento do parlamentar. Na ocasião, Jorge Martinho fez uso do seu direito de permanecer calado, alegando que toda a sua defesa já fora feita por escrito e entregue à Câmara Municipal no dia 6 de setembro.

O próximo passo na CPI será dado no dia 1º de outubro, quando ocorrerão as oitivas das testemunhas arroladas por Martinho. São elas a vice-governadora Simone Tebet (PMDB), a prefeita Márcia Moura (PMDB) e a ex-secretária municipal de Saúde, Elenir Neves.

Perguntas

Mesmo Martinho optando por silenciar-se, o vereador que preside a comissão, Jorginho do Gás (PSDB), dirigiu a ele as perguntas elaboradas pela CPI, para torna-lo ciente de quais eram.

Primeiramente, foi perguntada qual a função ele o depoente exerceu no Samu e o que faz um sanitarista. Em seguida, Jorginho mencionou que Martinho estava lotado no Samu e exercia outra função, perguntando, a partir disso, quem o orientou a exercer essa outra função como consta na defesa.

Jorginho também relatou que consta nas folhas 51 que “nos dias 10 e 11 de setembro de 2009, ele esteve na cidade de Campo Grande e ponto estava assinado”. Também que consta nas folhas 111 que “nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2009, ele esteve em Brasília e o ponto está assinado” e que “nas folhas 148 consta que nos dias 29 e 30 de outubro de 2009 ele esteve em Campo Grande, constando também a assinatura no ponto”.

Após isso, vereador ressaltou que Martinho havia mencionado em sua defesa que ele foi orientado a assinar as folhas de ponto mesmo estando ausente, perguntando-lhe quem o orientou.

Defesa

A defesa de Jorge Martinho considerou a CPI como “natimorta”, alegando que “nunca ocorreu jornada dupla, com incompatibilidade de horários”. A argumentação citou que o fato de Martinho ter exercido dupla função está em conformidade com a Constituição da República, em seu artigo 38, no inciso III.

Quanto ao fato de estar em atividade pela Câmara e ter assinado o ponto, a defesa alega que, na folha de ponto havia espaço onde se anotava as ocorridas ausência das funções de sanitarista pela necessidade do cargo de vereador, de visitar outras cidades.

A defesa ainda ressalta que “existem folhas de ponto que o comprovam” e afirmam que “já foram requisitados pelo defendente, mas tal pedido não foi ainda atendido, sobre o pretexto de inexistência nos arquivos da prefeitura”, algo que a defesa considera “absurdo”.

Também foi reiterado que “dada a atividade parlamentar, também se acordou que, se necessário ausentar-se da cidade, nenhum problema haveria porque o período poderia ser reposto a qualquer tempo, além de ser um mal menor que ele afastar-se do cargo e deixar de prestar auxílio à Secretaria para exercer o mandato parlamentar”.

 

 

 

Fonte: Hoje/MS / Hoje/MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

VÍDEO: Diretor do Departamento de Trânsito orienta motoristas sobre cuidados em dias de chuva

As chuvas intensas exigem atenção redobrada de quem está no trânsito. Mas você sabe quais são os principais riscos enfrentados por motoristas, motociclistas e...

Larvitrampas reforçam combate ao mosquito da dengue e ajudam na prevenção de surtos em Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), utiliza as larvitrampas como uma importante ferramenta de monitoramento e combate...

RETOMADA HISTÓRICA – Prefeito Cassiano Maia e Presidente Lula assinam reinício das obras da UFN-3 em Três Lagoas

Em um ato que simboliza o fim de um hiato de mais de uma década, o canteiro de obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados...