26.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 6 de fevereiro, 2026

Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina começam nesta sexta com presença brasileira

Cerimônia de abertura será realizada na Itália, com Rebeca Andrade conduzindo a bandeira olímpica e 14 atletas representando o Brasil em cinco modalidades.

Os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina têm início oficial nesta sexta-feira (6), na Itália, com a cerimônia de abertura marcada para as 16h (horário de Brasília), no Estádio San Siro, em Milão. O evento marca o começo de 15 dias de competições que reunirão mais de 3 mil atletas de 90 países.

Maior medalhista olímpica da história do Brasil, a ginasta Rebeca Andrade foi convidada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para conduzir a bandeira olímpica, ao lado de outras sete personalidades internacionais. Já os porta-bandeiras da delegação brasileira na cerimônia serão os atletas Nicole Silveira, do skeleton, e Lucas Pinheiro Braathen, do esqui alpino.

A cerimônia de abertura ocorrerá de forma simultânea em Milão, Predazzo, Livigno e Cortina d’Ampezzo, com apresentações de grandes nomes da música mundial, como Andrea Bocelli, Laura Pausini, Mariah Carey e o pianista Lang Lang, integrante da Orquestra Filarmônica de Viena.

O Brasil participa dos Jogos com 14 atletas, que competirão em cinco das 16 modalidades do programa olímpico: bobsled, esqui alpino, esqui cross-country, skeleton e snowboard. Algumas provas, como curling, hóquei no gelo e snowboard, começaram antes mesmo da abertura oficial, na última quarta-feira (4).

A delegação brasileira chega embalada por resultados expressivos na atual temporada da Copa do Mundo. Lucas Pinheiro Braathen, Nicole Silveira e Pat Burgener já conquistaram pódios em etapas recentes, o que aumenta a expectativa por uma medalha inédita para o país nos Jogos de Inverno. Até hoje, o melhor resultado brasileiro foi o 9º lugar de Isabel Clark no snowboard cross, nos Jogos de Turim, em 2006.

Os primeiros brasileiros a estrearem em Milão-Cortina serão Bruna Moura, Eduarda Ribera e Manex Silva, nas provas classificatórias do esqui cross-country sprint, a partir das 5h15 (horário de Brasília), na cidade de Tesero. As últimas disputas do Brasil ocorrerão no bobsled 4-man, no dia 22 de fevereiro, data do encerramento dos Jogos, em Cortina d’Ampezzo.

Com expectativa crescente e uma delegação mais experiente, o Brasil inicia sua participação buscando fazer história no maior evento do esporte mundial de inverno.

com informações agência Brasil


Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Diocese de Três Lagoas lança novo Plano Diocesano da Ação Evangelizadora

O plano propõe uma atuação pastoral mais próxima, solidária e comprometida com as realidades humanas, especialmente junto aos sofredores e marginalizados A Diocese de Três...

Casa do Trabalhador oferta 160 vagas em Três Lagoas

Operador de processo de produção lidera a lista com 70 oportunidades; há ainda vagas para serviços gerais, operadores e comércio A Prefeitura de Três Lagoas,...

Prefeitura de Três Lagoas entrega micro-ônibus e alimentos à APAE

Solenidade reuniu autoridades, alunos e familiares e reforçou o compromisso do município com a inclusão e o fortalecimento da instituição A Prefeitura de Três Lagoas...