35.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio, 2024

Jogos da Copa do Mundo aumentam risco de infarto

19/06/2014 – Atualizado em 19/06/2014

Jogos da Copa do Mundo aumentam risco de infarto, dizem pesquisas

Por: UOL

A paixão pelo futebol é uma das fortes características do povo brasileiro. Se emocionar a cada partida do time do coração, vibrar com as vitórias, chorar com as derrotas já faz parte do comportamento dos milhares de torcedores fanáticos que existem neste país. Essa emoção tende a se ampliar em períodos de Copa do Mundo ainda mais no Brasil, quando parcela expressiva da população se envolve com o clima festivo e patriótico do evento esportivo.

Especialistas afirmam, no entanto, que é preciso ser cuidado com essa carga emocional, pois estudos comprovam que a Copa do Mundo e, especialmente, os jogos da seleção brasileira implicam em maior incidência de infarto agudo do miocárdio.

Uma pesquisa intitulada “Copa do Mundo de Futebol como Desencadeador de Eventos Cardiovasculares” desenvolvida por pesquisadores da USP-Ribeirão Preto e publicada no ano passado na revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, comprovou o fato. O estudo partiu do pressuposto de que, sendo o futebol particularmente popular no Brasil, as partidas poderia ser um gatilho forte o suficiente para aumentar emergências cardiovasculares.

Para comprovar a premissa, os pesquisadores coletaram dados sobre internações e óbitos ocorridos após a hospitalização, com base nas AIHs (Autorização de Internação Hospitalar) do SUS (Sistema Único de Saúde). Os casos coletados dizem respeito ao período de 1º de maio a 31 de agosto dos anos de 1998 a 2010, para abranger um mês antes e um mês depois da realização dos jogos, que acontecem de quatro em quatro anos.

Dos pacientes que deram entrada nas unidades de saúde por ocorrências relacionadas à SCA (Síndrome Coronária Aguda) entre maio e agosto dos referidos anos, 45% deve diagnóstico positivo para infarto e 8,4% evoluíram para óbito. Considerando apenas os dias de jogos da seleção brasileira, esse número de admissões hospitalares causadas por infarto se ampliou 48,4% e 9,2% resultaram em óbito.

Segundo o cardiologista e diretor da unidade de emergência do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), Múcio Tavares, investigações como essa tem sido feitas em vários países. Ele citou um artigo publicado em um jornal cientifico norte-americano, feito a partir da revisão de vários estudos sobre o tema, que demonstrou o aumento da incidência de infarto em qualquer final de campeonato, principalmente na cidade em que o evento acontece.

Foto: Ilustração

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta terça-feira (7) um novo seguro obrigatório para veículos, semelhante ao antigo Danos Pessoais por Veículos...

Aprovado projeto de redução de 60% do IPVA a representantes legais de pessoas com deficiência.

Na sessão desta terça-feira, os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 12 de 2024, proposto...

Defesa Civil alerta sobre possível transbordamento de rios em Alagoas

A ocorrência de chuvas intensas desde a segunda-feira (6) em Alagoas levou a Defesa Civil e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos...