23.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 2 de janeiro, 2026

Japão sacrifica 112 mil aves após alerta de gripe aviária

15/04/2014 – Atualizado em 15/04/2014

Em três anos, esta é a primeira ameaça de epidemia no Japão

Por: R7

As autoridades japonesas informaram nesta terça-feira (15) que sacrificaram 112 mil aves no sudoeste do país após a confirmação de vários casos de gripe aviária, na primeira ameaça de epidemia no Japão em três anos.

Os funcionários iniciaram no domingo passado a matança de 56 mil frangos de uma granja de Kumamoto, no sudoeste do Japão, onde testes de DNA confirmaram a presença da cepa H5 do vírus em várias aves mortas.

Outro grupo de 56 mil aves de granja foi sacrificado na mesma operação, disse um funcionário de Kumamoto, acrescentando que não havia qualquer sinal de outro foco de infecção até a manhã desta terça.

— Terminamos a operação na noite de segunda-feira e acionamos os meios de prevenção para evitar a propagação do vírus.

Em Tóquio, o ministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca, Yoshimasa Hayashi, prometeu “fazer todo o possível para conter, o quanto antes”, a ameaça de epidemia.

O ministério da Agricultura manteve o alerta aos agricultores sobre os riscos de propagação da gripe aviária a todo o extremo oriental da Ásia, incluindo a Coreia do Sul.

No sábado passado, as autoridades locais proibiram o transporte de frangos procedentes da zona das granjas afetadas. Veículos que circulam pelas estradas próximas às granjas também estão sendo desinfectados para evitar a propagação do vírus.

Uma equipe de especialistas está na região para determinar a origem do surto de gripe aviária.

Copyright AFP – Todos os direitos de reprodução e representação reservados

Foto: Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Núcleo estadual fortalece cultura de segurança e qualificação da assistência no SUS de MS

Núcleo atua de forma transversal para reduzir danos evitáveis, qualificar processos e apoiar a melhoria contínua da assistência

Mulher fica ferida após colisão de pick-up na BR 158

Condutora perdeu o controle da direção e bateu contra o guard-rail na rotatória de acesso ao Aeroporto Plínio Alarcom, onde ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros

Governo de MS prorroga prazos do Refis e amplia janela para regularização de débitos

Permanecem válidos os percentuais de redução de multas e juros, as modalidades de parcelamento, que variam do pagamento à vista a até 60 parcelas, os critérios de consolidação dos créditos e as hipóteses de rompimento dos acordos.