24.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 20 de julho, 2026

Japão lança primeiro satélite comercial

Internacional – 18/05/2012 – 10:05

Brasília – O Japão concluiu hoje (18) o lançamento bem-sucedido do primeiro satélite comercial. A iniciativa faz com que a ilha fosse incluída no grupo de países que já lançaram satélites comerciais, assim como a Rússia e alguns europeus. O foguete H-2A, com custo aproximado de US$ 100 milhões, decolou do centro espacial da Ilha de Tanegashima, no Sudoeste do país, às 1h39.

Exatos 16 minutos após o lançamento, o satélite principal, fabricado na Coreia do Sul, se separou do foguete, sendo seguido por outros três satélites japoneses. De acordo com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, o satélite sul-coreano Kompsat-3 é usado para observação.

O Shinzuku, um dos satélites japoneses, deve ser usado para monitorar correntes oceânicas e os outros dois equipamentos seriam experimentais. O Shinzuku seguiu acompanhado por pequenos satélites equipados com painéis solares que entraram em órbita com êxito, segundo as autoridades japonesas.

A operação foi coordenada pela Jaxa e pelo fabricante aeroespacial Mitsubishi Heavy Industries que somam 15 lançamentos consecutivos, nos últimos sete anos. A expectativa, segundo o comando da Mitsubishi Heavy Industries, é receber mais pedidos de outros países para manter as atividades aeroespaciais.

Fonte: Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

VÍDEO – Grave acidente entre motocicleta e dois carros deixa motoentregador ferido após invasão de preferencial em Três Lagoas

Um grave acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e dois veículos foi registrado no fim da tarde desta segunda-feira (20), no cruzamento da Avenida...

Vizinha é ameaçada de morte por morador ‘barulhento’ no Jardim Progresso

Confusão levou as partes à DEPAC, onde vítima de 44 anos relatou ter sido ameaçada por homem de 30 anos, mas desistiu de representar criminalmente neste momento

Mais de 3,6 mil famílias de Três Lagoas podem perder desconto na conta de luz por problema no cadastro

Neoenergia Elektro alerta que mais de 4,8 mil consumidores da região precisam atualizar os dados no CadÚnico para manter o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica
error: Conteúdo Protegido