30.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de novembro, 2025

Jamil Ono ganha dois destaques no Premio Prefeito Empreendedor

Geral – 30/03/2012 – 18:03

Na última quinta-feira (29), o Sebrae-SP consagrou Jamil Ono (PT), prefeito de Andradina, com duas premiações na 7ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, etapa estadual. A premiação aconteceu diante de aproximadamente 4 mil pessoas acompanharam a cerimônia de entrega do prêmio realizada no Transamérica Expocenter. O Sebrae-SP homenageou também os 91 gestores que apresentaram projetos consistentes, que contemplam uma política desenvolvimentista integradora, abrangente e inovadora, com o Selo Prefeito Empreendedor.

O evento contou com a participação do vice-governador Guilherme Afif Domingos, do presidente Nacional do Sebrae Luiz Barreto, do diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, e do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti, do Deputado Estadual Itamar Borges, do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, do ex-governador José Serra entre outras autoridades.

A cidade de Andradina, com cerca de 60 mil habitantes, se diferenciou por traçar novas diretrizes na regulamentação das micro e pequenas empresas, que garantiu destaque ao prefeito Jamil Akio Ono em duas categorias: Lei Geral Municipal e Crédito e Capitalização

Sobre a premiação Jamil faz a ressalva que não se trata de uma conquista somente da administração, mas da somatória do trabalho, ajuda, contribuição e disposição de todos que colaboram e atuam no empreendedorismo da cidade.

 

“Se não conseguimos ser o melhor do mundo podemos ajudar a fazer um mundo melhor”, foi a frase do prefeito Jamil Ono (PT), relacionando o crescimento da região no Estado, já que também foram premiados com o Selo Prefeito Empreendedor as cidades de Guararapes, do prefeito Edenilson de Almeida (Dede), Ilha Solteira, prefeito Edson Gomes, Sud Mennucci, prefeito Celso Junqueira, e Birigui, prefeito Wilson Borini.

“Fico feliz em receber esse prêmio hoje, quando temos uma realidade muito diferente de 25 anos atrás, quando eu era estudante e o Brasil pertencia ao Terceiro Mundo. Hoje o país é a sexta economia do mundo e há oportunidades iguais de desenvolvimento à todos”, disse ao referir-se às políticas publicas de desenvolvimento que vem implantando desde que assumiu o cargo, em 2009.

 Jamil Akio Ono segue agora para a próxima fase da premiação, junto com os demais destaques da noite e o vencedor global. Eles concorrerão, em Brasília, ao troféu nacional, em cerimônia que será realizada em maio.

Lei Geral Municipal

Ao assumir a prefeitura, em 2009, uma das principais determinações de Ono foi o apoio efetivo aos pequenos negócios locais. O primeiro passo foi ajustar a legislação vigente, da década de 70, incorporando o tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas.

A regulamentação da Lei Geral das pequenas empresas deu espaço para implementação do Programa de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Andradina (Prodesan), com a meta de acelerar o progresso do município por meio de incentivos fiscais e medidas de apoio, facilitando a instalação e ampliação de empresas dos segmentos industrial, comercial e de prestação de serviços.

Entre os autores da lei estão o assessor jurídico Hygor Grecco, o coordenador de Gestão Pública, Norival Nunes, e o assessor de Desenvolvimento Econômico Antônio Alberto de Moura Paulino, o Dé.

Outra novidade prevista no Prodesan é que estabelecimentos comerciais passaram a ter autorização para funcionar em residências, desde que regularizados.

“Andradina está em plena expansão empresarial, e por isso o município precisava de uma lei moderna e versátil que promova a o apoio a novos projetos visando oferecer novas oportunidades aos nossos empreendedores, sejam eles de qualquer tamanho”, disse o Antônio de Moura Paulino.

Também integram o pacote ‘pró pequena empresa’ o incentivo à formalização dos empreendedores individuais, o apoio ao crédito e a abertura do mercado de compras públicas às micro e pequenas empresas do município.

“Essa lei foi pensada para promover um desenvolvimento sustentável que contemplasse do empreendedor individual até o grande investidor, em contraposição a lei anterior que contemplava tão poucos. Agora o acesso aos incentivos é mais democrático e realmente do tamanho de cada investidor”, disse Hygor Grecco.

Crédito e Capitalização

Para alavancar os pequenos negócios, tratados como principal vetor de crescimento de Andradina, Jamil Ono decidiu investir na concessão de microcrédito para os empreendedores locais.

O município apostou em infraestrutura, compra de equipamentos e contratação de agentes de crédito para o Banco do Povo. Com as campanhas e mutirões de divulgação nos bairros, a oferta de crédito por parte do governo estadual dobrou em 2011, passando de R$ 500 mil para R$ 1 milhão por ano.

“Nosso trabalho foi mesmo de bater a porta das pessoas e empresas divulgando e oferecendo crédito o que fez que o Banco do povo fosse conhecido e fizesse parte da vida das pessoas”, disse o gestor voluntário do Banco Ari Guimaraes Soares.

O aumento da oferta de crédito em Andradina já rendeu premiações ao município, a cidade conquistou por três anos consecutivos a premiação de melhor desempenho e por três anos a primeira colocação no Mutirão de Microcrédito, ambos destaques dentre os municípios de 50 mil a 100 mil habitantes.

A agência de Andradina é comandada pelo gestor voluntário Ari Guimarães Soares, e coordenada pelas agentes locais Andrea Moreira e Adriana Previatto.

“Estamos felizes pois executamos um trabalho que melhora a vida das pessoas que saem da informalidade e acabam ajudando a cidade a crescer”, disse Adriana.

Sebrae

Durante o evento, o prefeito destacou a atuação do Sebrae através do trabalho desenvolvido pelo presidente nacional da instituição, Luiz Barreto, do diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, e do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti.

Com relação às pessoas que atuam pelo Sebrae o prefeito destacou “que são como amigos incondicionais, que conhece nossa realidade, nossos defeitos e principalmente as fraquezas, mas que mesmo assim vem acreditando, ajudando e amando nossa cidade sem reserva”.

No PAE (Posto de Atendimento ao Empreendedor) do Sebrae de Andradina, o prefeito destaca o empenho das atendentes Dé, Nair Mendes Andrade e Cintia Minini Calister. Também agradece o apoio que os agentes regionais do Sebrae/Araçatuba, desprende à cidade, através de Marco Aurélio, José Cavalcante e Roderick Miyoshi.

Fonte: Secom/Prefeitura / Secom/Prefeitura

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Força Tática apreende menores suspeitos de furtar moto em Três Lagoas

Veículo foi encontrado escondido em área de mata no bairro Cinturão Verde após diligência na madrugada deste domingo, 02.

Produção industrial recua 0,4% em setembro e juros altos freiam recuperação no Brasil

Pesquisa do IBGE mostra queda em 12 dos 25 segmentos da indústria; especialistas apontam impacto da taxa Selic e efeitos do tarifaço americano

Três Lagoas inicia vacinação para gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em dezembro

Imunização segue diretrizes do Ministério da Saúde e visa proteger bebês nos primeiros seis meses de vida, reduzindo casos graves de bronquiolite e pneumonia. A...