34.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de dezembro, 2025

Israel diz que corte de gás do Egito é disputa empresarial

Internacional – 23/04/2012 – 11:04

JERUSALÉM, 23 Abr (Reuters) – Tentando evitar mais estragos nas suas relações com o Egito, o governo israelense atribuiu nesta segunda-feira a uma disputa empresarial – e não a uma crise diplomática – a suspensão no fornecimento de gás natural do Egito para Israel.

O chanceler Avigdor Lieberman admitiu a rádios israelenses que a suspensão “não é um bom sinal”, mas acrescentou: “Queremos entender isso como uma disputa comercial. Acho que transformar uma disputa empresarial em uma disputa diplomática seria um erro”.

De acordo com ele, Israel tem interesse em manter o tratado de paz. “Achamos que isso seja também do interesse supremo do Egito”, afirmou.

A empresa egípcia Egas confirmou no domingo o cancelamento de um contrato de abastecimento que vigorou durante 20 anos, e pelo qual o Egito fornecia 40 por cento do gás natural usado em Israel.

O presidente da Egas, Mohamed Shoeib, disse à TV Hayat que a causa não foi política, e sim “porque a outra parte não cumpriu seus compromissos”.

O Egito foi o primeiro país árabe a selar a paz com Israel, em 1979. As relações bilaterais estão abaladas desde a rebelião popular do começo de 2011 que derrubou o presidente Hosni Mubarak.

Por causa de constantes sabotagens no gasoduto que passa pela desértica península do Sinai, Israel já havia alertado para o risco de desabastecimento energético no próximo verão.

(Reportagem adicional de Dina Zayed no Cairo e Ari Rabinovitch em Jerusalém)

Copyright Thomson Reuters 2011

Fonte: R7/Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Receita libera consulta a lote residual do IR

Mais de R$ 605 milhões em restituições serão pagos a contribuintes no dia 30 A Receita Federal abriu nesta segunda feira a consulta ao lote...

Mercado reduz projeção da inflação e mantém expectativa de crescimento moderado da economia

Boletim Focus aponta IPCA de 4,33% em 2025 e crescimento do PIB em 2,26% A previsão do mercado financeiro para a inflação oficial do país...

Uso de canetas emagrecedoras irregulares acende alerta da Anvisa

Agência reforça que medicamentos falsificados ou de origem desconhecida representam grave risco à saúde A Agência Nacional de Vigilância Sanitária alertou a população sobre os...