Geral – 17/08/2012 – 08:08
O iron cowboy, que em português significa peão de ferro, é uma das novidades da Festa do Peão de Barretos, São Paulo. Na competição, um peão elimina o outro. Os touros já estão preparados para enfrentar os peões mais corajosos.
Antes mesmo da chegada dos peões e da festa começar tem bastante trabalho para montar a feira comercial. Nos currais, os touros descansam para quem sabe acabar com a diversão dos peões. Tiradentes é um dos dez touros do tropeiro Joaquim de Oliveira que participam do evento em Barretos. Em dois anos de rodeios, apenas um peão parou em cima do animal.
Até o sábado (19), acontece a última etapa do circuito nacional. No domingo (19) é realizado o iron cowboy, que em português significa peão de ferro. Na competição, semelhante ao futebol, um peão elimina o outro. “Monta um contra o outro. Eles eliminam por tempo ou pela nota. Se os dois pararem, vai pela nota. Se os dois caírem, classifica o que cai com menos tempo”, explica Marcos Abud, diretor de rodeio.
O peão Rafael de Brito, que ficou em sexto lugar no rodeio internacional em 2011, acha que o iron cowboy será muito mais emocionante.
Fonte: Do Globo Rural


