23.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de julho, 2025

Irlanda busca adiar pagamento de 3,1 bi de euros a bancos-jornal

Geral – 07/03/2012 – 09:03

DUBLIN, 7 Mar (Reuters) – O presidente do banco central irlandês está prestes a levantar a possibilidade de adiar um pagamento em dinheiro de 3,1 bilhões de euros para dois dos maiores bancos nacionalizados do país em uma reunião do Banco Central Europeu (BCE) nesta quarta-feira, segundo o Irish Times.

Dublin, que tem realizado há meses uma campanha para reduzir o custo de seu resgate bancário, está buscando melhorar o financiamento do equivalente a cerca de 30 bilhões de euros de notas promissórias -as IOUs, usadas para recapitalizar os bancos falidos Irish Nationwide Building Society e Anglo Irish Bank, agora unidos como Irish Bank Resolution Corporation (IBRC).

Como é improvável que o governo conclua a reestruturação das notas antes do próximo pagamento em dinheiro, que vence no fim de março, o jornal afirmou que o presidente do banco central Patrick Honohan, que também é membro do conselho de governo do BCE, deve levantar a questão na reunião de política monetária do banco.

O BCE deve ser consultado porque as notas promissórias são amplamente usadas para pagar empréstimos de emergência que o IBRC recebeu do Banco Central Irlandês, que é parte do Eurosystem.

Sob a atual estrutura, Dublin deve levantar 3,1 bilhões de euros em dinheiro a cada ano pelos próximos 12 anos para financiar as notas. Uma taxa de juros anual também é aplicada às IOUs que, segundo o governo, totalizam 17 bilhões de euros.

O governo da Irlanda, que fez o primeiro pagamento no ano passado, poderia cumprir a obrigação deste ano por outros meios, como um bônus do governo ou outra nota promissória, disse à Reuters uma fonte próxima ao processo.

Faltar com o pagamento sem uma alternativa seria considerado um calote.

O Banco Central Irlandês e o Departamento de Finanças não fizeram comentários imediatos.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Rota da Celulose: Decisão sobre disputa entre consórcios deve sair em breve

A escolha da empresa que vai cuidar da Rota da Celulose, um conjunto de rodovias com 870 km de extensão, ainda não está totalmente...

Entidades interessadas em vender alimentos já podem se inscrever para a Festa do Folclore

A tradicional Festa do Folclore de Três Lagoas, que chega à sua 35ª edição em 2025, está com inscrições abertas para entidades interessadas em...

4ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa movimenta Três Lagoas nesta sexta

Evento reúne sociedade civil para debater equidade, envelhecimento saudável e políticas públicas A 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa teve início nesta sexta-feira...