27.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

Ipea: otimismo das famílias brasileiras cresce em dezembro

Economia – 05/01/2012 – 13:01

O otimismo dos brasileiros continua alto e subiu de 63,7% em novembro para 67,2% em dezembro segundo o Índice de Expectativa das Famílias brasileiras (IEF) divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A população das regiões Centro-Oeste e Norte foram consideradas as mais otimistas.

A região Centro-Oeste é a mais otimista, com 82,2%, seguida da região Norte (67%), Sudeste (63,7), Nordeste (62,3) e Sul (59,6). Diferentemente de novembro, nenhuma das cinco regiões apresentou índices pessimistas acima de 30%, conforme o índice.

O valor médio da dívida mensal das famílias brasileiras no mês de dezembro, de R$ 4.679,13, foi o quinto maior registrado no ano, atrás apenas das dívidas médias dos meses de janeiro, fevereiro, abril e setembro.

Em relação a 2010, a situação econômica das famílias apresentou taxas de crescimento expressivas, entre os meses de novembro e dezembro. Na região Centro-Oeste, a taxa passou de 76%, em 2010, para 88%, em 2011. No Norte, a variação foi se 9 pontos percentuais, de 71% para 80%. Em relação à situação familiar para os próximos 12 meses, todas as regiões apresentaram crescimento das expectativas positivas.

A expectativa para a aquisição de bens de consumo duráveis aumentou em dez pontos percentuais nas regiões Centro-Oeste (69%) e Sul (48%) de novembro para dezembro de 2011. A região Norte apresenta um nível bem abaixo das demais regiões, com 31%.

A região Centro-Oeste mostrou um grande índice de famílias sem dívidas (90,9%) e nenhuma família afirmou estar muito endividada. Nas regiões Sudeste e Sul, 67% e 56% das famílias, respectivamente, afirmaram não ter dívidas. A região Norte concentrou a maior parte das famílias que afirmaram estarem muito endividadas, com 14%. Apenas 2% das famílias disseram que é possível pagar todas as dívidas.

Na região Norte, 94% das famílias tem segurança na manutenção do trabalho do chefe da família para os próximos meses, mas as expectativas para melhorias profissionais são as mais baixas entre as cinco regiões. A região Nordeste apresenta o nível mais baixo de segurança no trabalho para o responsável pelo domicílio (67%) e também entre os demais membros da família (51%).

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Coordenador da SES alerta para risco de epidemia simultânea de dengue e chikungunya em MS

Em entrevista à Caçula FM, Mauro Lúcio Rosário reforçou a importância da mobilização da população no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Câmara de Três Lagoas homenageia profissionais que contribuem com o desenvolvimento da cidade

Sessão solene proposta pela vereadora Evalda Reis destacou nomes da saúde, educação, assistência social, comércio, agronegócio e política O plenário da Câmara Municipal de Três...

Em ação rápida, Prefeitura de Três Lagoas afasta médico acusado de assédio sexual

Secretária Juliana Salim determinou suspensão preventiva do profissional lotado em unidade do Parque São Carlos até a conclusão do processo administrativo.